O juiz Roberto Paranhos Nascimento, da 47ª Zona Eleitoral, em Juazeiro, condenou à multa de mais de R$ 53 mil reais as pessoas de Vitoria Regia Bandeira, Waltermario Pimentel ERoberto Gil Figueiredo, após confissão por terem divulgado pesquisas falsas e não registradas, como determina as regras eleitorais, no pleito eleitoral municipal, em 2016. A decisão foi publicada no último dia 19 de março.
De acordo com a sentença, o motivo da demora na decisão foi “em razão de extravio dos autos, que se encontrava com carga a este Magistrado no gabinete da Vara do Júri e Execuções Penais de Juazeiro, mas em decorrência de reforma nas instalações do fórum somente foram localizadas em data recente”. A ação foi proposta pela Coligação Pra Mudar Ainda Mais, representada por Paulo Bomfim e Dra Dulce Ribeiro. O motivo foi a divulgação, por parte dos condenados, de pesquisas falsas, com o objetivo de influenciar o eleitorado a votar no candidato Joseph Bandeira, da Coligação “A Cara de Juazeiro”, derrotada em 2016.
Em resumo, o magistrado ressaltou a importância das pessoas terem consciência ao compartilharem as chamadas, atualmente, Fake News. “...os representados confessaram a divulgação da pesquisa, não obstante aduzirem que não tinham conhecimento do caráter fraudulento da mesma. Ora, os representados deveriam ter se cercado dos cuidados necessários antes de divulgar a multicitada pesquisa, pois se tratava de fato divulgado em redes sociais, no dia anterior a realização do pleito e que colocava um dos candidatos muito a frente dos demais nas intenções de voto, com utilização da reputação do Instituto Ibope, não sendo crível que não tivessem consciência do estrago que poderiam causar com a divulgação.”
Para Paulo Bomfim, é uma resposta da Justiça Eleitoral às pessoas que, costumeiramente, praticam este crime. “Acredito que há uma vigilância da Justiça e do Ministério Público para este tipo de prática. A internet nos deu a liberdade, mas também nos trás esta preocupação, pois existe uma legião de pessoas com intenções inescrupulososas. Continuaremso fazendo a prática da boa política e responder com trabalho e sempre que necessário buscar a Justiça”, declarou.
Confira a sentença AQUI
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.