Hoje (19) comemora-se o "Dia do Artesão", homens e mulheres habilidosos, criativos e originais que a partir de matéria prima diversificada, dão vida a peças de arte que representam o fazer e o saber de uma comunidade. Em Sobradinho, a categoria conta com políticas públicas especiais, promovidas pela Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, que juntamente com a Sala do Empreendedor, apoiam a organização de empreendimentos coletivos do segmento e proporcionam oportunidades de comercialização dos produtos dos grupos solidários.
Com apoio da gestão municipal, foi criada a "Casa das Artesãs Lírios do Vale", que hoje reúne mais de 15 artesãs já cadastradas na modalidade de Micro Empreendedor Individual (MEI). A entidade fixou sede na Avenida José Balbino de Souza, ao lado dos Correios, e já expõe seus trabalhos em feiras e outros eventos da região e da capital do estado. Os trabalhos são feitos a partir de matéria prima típica de Sobradinho e região, como a palha da carnaúba, o couro da tilápia, escama de peixe, pó de café, caule da bananeira, conchas, dentre outros materiais.
"Entrei no artesanato pelo incentivo da minha mãe, que fazia esteiras e bolsas com a palha da carnaúba. Hoje ela está com mais de 70 anos e continua comigo confeccionando peças. Para muitos o que é visto como algo que não serve para uso, nós vemos como material de trabalho, só basta um toque de carinho e criatividade," destacou a artesã Geovana da Rocha Santos.
Uma das coordenadoras da entidade, Ariel Conceição Santos, ressalta a importância do apoio da prefeitura para o fortalecimento da atividade. "A Casa das Artesãs Lírios do Vale só se tornou realidade, porque essa gestão acreditou no trabalho do artesão de Sobradinho. Temos vários desafios e um deles é ter um acompanhamento de um oficineiro e de uma estrutura de beneficiamento de matéria prima. No entanto, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, juntamente com a Sala do Empreendedor, estão nos dando todo o suporte necessário para que possamos alcançar esse nosso objetivo", informou a coordenadora.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.