Paulo Bomfim se reúne com DNIT e garante construção de Porto no Rodeadouro e travessia das Barquinhas

Na manhã desta terça-feira, 07, no Paço Municipal o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, reuniu-se com o coordenador de Engenharia da Administração Hidroviária do São Francisco (AHSFRA), vinculado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hadson Tolentino Barbosa. Na oportunidade, foi apresentado pelo órgão federal o projeto de implantação de Instalação de Portuária de Pequeno Porte para transporte de pessoas na área da travessia das barquinhas.

Durante a reunião, a equipe técnica da Prefeitura apresentou o projeto do Parque Fluvial, que também contemplava um novo porto para o embarque/desembarque das barquinhas. "Nós vamos adequar o nosso projeto com o do DNIT. Mas a grande beneficiada será a população que transita por aquela área", garante o engenheiro João Pedro da Silva Neto, superintendente da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano.

O coordenador da AHSFRA agradeceu a atenção recebida e está otimista com a resolutividade prevista. "A receptividade foi excelente. O prefeito demonstrou muito interesse. Acredito que a parceria entre o DNIT e a Prefeitura será muito positiva e, juntos, vamos conseguir muitos benefícios para a região. Inicialmente, nós vamos instalar equipamentos portuários de pequeno porte para transporte de pessoas no Rodeadouro, em Juazeiro e Petrolina. A Prefeitura já tem um projeto e nós vamos unir as ideias. O serviço da travessia terá regularidade e as pessoas terão mais segurança, indo de uma margem a outra sem enfrentar problemas estruturais", declarou Hadson Tolentino Barbosa.

Convidado para participar da audiência, o presidente da Associação dos Barqueiros do Rodeadouro se mostrou agradecido por ter sido lembrado pela Prefeitura e DNIT. "Vai ajudar na acessibilidade das pessoas, tanto no embarque quanto no desembarque. A Prefeitura e o DNIT viram a necessidade da melhoria, devido ao fluxo de passageiros, por ser um ponto turístico bem visitado. Vai ficar uma maravilha!", disse o barqueiro João Batista Casé.

Para o prefeito, já é uma realidade de que a cidade está no curso do desenvolvimento, sendo observado pela iniciativa privada e órgãos estaduais e federais. "Juazeiro se viabilizou, desde 2009, como um pólo de desenvolvimento. Tanto é que a cada dia recebemos mais investimentos privados e públicos. Temos uma parceria com DNIT na execução da Travessia Urbana e vamos ampliar com a instalação do Porto de Pequeno Porte, no balneário do Rodeadouro e no embarque/desembarque das barquinhas. Vai gerar emprego e mais segurança para a população que faz a travessia diariamente pelas águas do nosso Velho Chico. Vamos agilizar todos os trâmites para que as obras sejam iniciadas", ressalta Paulo Bomfim.

Ascom/Juazeiro