Unidade de Saúde do João XXIII promove aula  de zumba dentro da programação Outubro Rosa

Na manhã desta quarta-feira (26), a equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro João XXIII realizou atividades de prevenção ao câncer de mama para as pacientes que aguardavam atendimento. Com aula de zumba e uma roda de conversa com psicólogas, a ação  fez parte da programação do "Outubro Rosa", que visa conscientizar a importância do diagnóstico precoce. O enfermeiro da Unidade de Saúde, Rodrigo Duarte, destacou a importância das atividades dentro do Outubro Rosa.

"Fizemos uma boa campanha de prevenção ao câncer de mama ao longo do mês e nosso objetivo é que as mulheres do bairro João XXIII estejam conscientes da necessidade de se prevenir contra essa doença", disse. A educadora Física, Cinthia Catherine também considera essas atividades de extrema importância para a comunidade. "É o momento da mulher cuidar de sua saúde, da autoestima e buscar conhecimento no combate a doença. A secretaria de Saúde de Juazeiro está de portas abertas para receber esse público e orientar pela atenção básica e rede hospitalar. Toda rede SUS do município está na luta contra o câncer de mama ",explicou Cinthia.

Até o final do mês de outubro, as unidades de saúde estarão realizando ações  voltadas para o Outubro Rosa. Nesta quarta-feira 26 de outubro, está programada uma atividade de práticas corporais com a educadora física Cinthia Catherine, na Quadra da Lagoa de Calu, às 19h.

De 2007 até hoje, aproximadamente 50 mil exames foram realizados pelo Instituto de Prevenção Ivete Sangalo (Fundação PIO XII) aqui na região. Destes, 500 casos da doença foram confirmados na microrregião de Juazeiro. Para realizar o exame de mamografia em Juazeiro a paciente é encaminhada para o Instituto Ivete Sangalo ou a Multimagem.

Estatística na Bahia

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que na Bahia 12.530 novos casos de câncer vão acometer as mulheres em 2016, sendo 2.760 de mama e, destes, mil ocorrerão em Salvador. Quando detectada em fase inicial, a doença pode alcançar até 95% de cura. No Brasil, a orientação é começar os exames clínicos entre 40 e 49 anos.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, mas hoje é realizado em vários lugares do mundo. A iniciativa tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. O nome do movimento remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama.

Daniela Duarte/SESAU