RedeGN - Hospital Regional de Juazeiro recebe Estação BVS

Hospital Regional de Juazeiro recebe Estação BVS

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), gerenciado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), vai contar com mais um instrumento para auxiliar seus profissionais na tomada de decisões e assistência qualificada. No dia 27 de julho será instalada na unidade hospitalar a Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS). A Estação é uma das principais estratégias de popularização BVS e de democratização do acesso a informação. “Esta iniciativa não contribui apenas para a disseminação do conhecimento, como também colabora para o aumento da inclusão digital.

É um espaço aberto para consultas que auxilia o gestor, responsável pelas decisões administrativas e estratégicas, e os profissionais de saúde, que prestam atendimento à população, além da própria comunidade local”, informa a coordenadora geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde, Eliane Santos. 

A unidade de Juazeiro é resultado da parceria do HRJ, com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde, por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Com a instalação a Bahia passa a contar com onze unidades. Na Estação, os usuários têm acesso facilitado a 16 milhões de documentos técnico-científicos, gerados por instituições acadêmicas e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), disponíveis na BVS. Além dos gestores e profissionais, a unidade destina-se a pesquisadores e interessados em geral. Afim de orientar quanto à atualização integral das ferramentas, cada Estação BVS conta com profissionais capacitados para atender a comunidade e atuar como agentes multiplicadores.

“A iniciativa vem contribuir com nossa missão de garantir assistência especializada de forma inovadora, sustentável, humanizada, com qualidade e eficiência, integrada ao ensino e à pesquisa”, destaca a superintendente do HRJ, Graça Carvalho. A Estação BVS é um componente da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS), que dissemina a produção editorial do Ministério da Saúde e fomenta o debate, a interação, a pesquisa e a promoção da saúde. A Rede BiblioSUS possui mais de 1,6 mil centros cooperantes.

ASSCOM/HOSPITAL REGIONAL