RedeGN - Petrolina participa da XI Fenearte em Olinda

Petrolina participa da XI Fenearte em Olinda

Petrolina estará mais uma vez, representada na XI Feira Nacional dos Negócios do Artesanato - Fenearte, considerada uma das maiores feiras de artesanato da América Latina, com aproximadamente 4.500 expositores, entre os estados brasileiros e 28 países, com expectativa de receber um total de 270 mil visitantes ao longo dos 10 dias de evento, que acontecerá entre os dias 02 e 11 de julho, no Centro de Convenções de Olinda. De acordo com Roberta Duarte, diretora de cultura, Petrolina será representado por cerca de 20 artesãos, “distribuídos na Ala dos Mestres do Artesanato de Pernambuco (família de Ana das Carrancas, Da Cruz e Ângela, Roque Santeiro, Pintor, Nildo e Biu dos Anjos e seu filho) e os demais estarão dispostos em 04 estandes, 02 da Prefeitura e 02 da Associação dos Artífices de Petrolina” expôs. 

Ainda segundo Roberta Duarte, a prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos, estar custeando os estandes, o transporte da mercadoria, em caminhão baú, e transporte dos artesãos. O Sebrae-Petrolina confeccionará o material promocional para os artesãos, todo padronizado (camisas, crachás, etiqueta, sacolas), já os artesãos custearão a sua estada em Recife. “Esta parceria é imprescindível para o desenvolvimento sustentável da atividade. O artesanato de Petrolina hoje tem bastante destaque na Feira, em especial pelo artesanato em madeira e suas colchas de retalho. A colcha nordestina, que este ano traz novidades, um designer inovador, efeito das capacitações realizadas pelo Sebrae no ano de 2009”. 

Pensando em fortalecer a identidade visual do artesanato de Petrolina, a diretora de cultura explicou que este ano foi elaborado uma marca para identificar o artesanato de Petrolina. “A marca será trabalhada para ser utilizada por todos os grupos de artesanato do município para que possamos ter uma identidade visual diante de tantos concorrentes e destinos culturais”.

Lidiane Souza Ascom PMP Foto: Joselito Tavares