RedeGN - Câmara de Petrolina recebe comissão que luta pela emancipação de Izacolândia

Câmara de Petrolina recebe comissão que luta pela emancipação de Izacolândia

Nesta quarta-feira, dia 03 de Agosto, várias atividades estavam previstas para a delegação emancipacionista de Izacolândia, distrito de Petrolina, entre elas uma reunião com o Executivo Municipal que de última hora desmarcou o encontro previsto na prefeitura, devido à viagem do prefeito a Brasília.

O encontro trataria da criação do novo município de Izacolândia, com a participação dos vereadores que já instauraram uma frente parlamentar liderada pela vereadora Maria Helena, presidenta da casa Plínio Amorim, apoiando a iniciativa popular dos moradores da comunidade e de outros  técnicos da própria prefeitura e do IBGE – Instituto de Geografia e Estatística – para caracterizar os critérios técnicos a serem seguidos na apresentação da proposta previamente esboçada pela comissão. 

Com a ausência do prefeito, a comissão seguiu com programação e participou na câmara municipal, de um encontro com a presidente da casa em seu gabinete. A comissão aproveitou para informar da contra partida da população que resolveu seguir o disposto do artigo 43, da lei orgânica municipal, que estabelece critérios para que a população possa impetrar projetos de iniciativa popular e esse deve ser o caminho segundo informou Júlio César, presidente da comissão do futuro município.

A idéia recebeu apoio da maioria dos vereadores que garantiu aprovar o projeto assim que ele chegasse à câmara municipal. Para Alvorlando e Raimunda Sol Posto, “projetos dessa natureza mostram a pluralidade da democracia, uma vez que vindo da iniciativa popular como prescreve o regimento interno do município, rompe o paradigma da visão de apenas compromisso do poder eletivo – e respalda o potencial enquanto sociedade, cidadão e eleitor”.