RedeGN - Inaugurado o Hospital Municipal da Criança em Juazeiro

Inaugurado o Hospital Municipal da Criança em Juazeiro

Juazeiro completou 133 anos nesta sexta-feira (15) e quem ganhou o primeiro presente foram as crianças do município com a entrega do Hospital da Criança de Juazeiro, antiga Só Baby, a partir de agora administrada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde. A solenidade aconteceu durante a manhã na unidade hospitalar e reuniu, além do prefeito Isaac Carvalho e o secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa, autoridades militares, presidentes de partidos, vereadores, equipe do governo e comunidade em geral.  

“Desafio maior será garantir um atendimento digno a população infantil. Este é o único hospital da criança na cidade e não pode ser fechado. Vamos continuar os serviços, mas com outro nível de qualidade, para manter uma estrutura moderna e com mais investimentos”, informou Ubiratana Pedrosa. O secretário de saúde completa as informações destacando a importância e a integralidade das ações do SUS e os avanços alcançados nestes quase 3 anos de administração. “São atendimentos ofertados para milhões de usuários com o propósito de melhorar e ampliar a assistência no país. Em Juazeiro o SUS tem avançado muito. Se compararmos com 2008 já podemos ver mudanças. Não vemos filas em hospitais, falta de leitos, atualmente fazemos mais de três milhões de procedimentos ao ano, desde as visitas domiciliares dos agentes de saúde aos atendimentos médicos, todas as unidades de saúde estão sendo substituídas por unidades próprias com mais conforto, espaço e as devidas qualidades técnicas, dentre outros”, ressaltou. 

Conpletando as palavras do secretário de saúde, o sub-secretário de relações institucionais da Bahia, representando o governo do estado, Pedro Alcântara, fala do resgate aos atendimentos infantis e da confiança na mudança. “A saúde estava agonizando e agora estamos saindo da UTI e entregando para população de Juazeiro melhores serviços na área da saúde, além de outras benfeitorias. Hoje, por exemplo, já podemos ir a Pinhões em menos de 1 hora, muitas ruas estão sendo calçadas e pavimentadas e creches e unidades construídas, marcando uma fase histórica em Juazeiro”, disse. 

“Estamos construindo a grande mudança tão sonhada pelos juazeirenses. Vamos superar cada desafio e contribuir para a transformação de Juazeiro. As mudanças na área da saúde já podem ser vistas e a tarefa não é fácil, pois gerir a Saúde é difícil. Vamos continuar reformando, ampliando e lutando para que o município possa oferecer mais qualidade de vida para as pessoas. O município vai continuar tocando este trabalho feito pela Só Baby, mas agora com o Hospital da Criança”, argumentou o prefeito Isaac Carvalho, que finalizou parabenizando mais uma conquista na saúde com a liberação do recurso para construção das 15 Unidades de Saúde da Família.  

O Hospital da Criança de Juazeiro continua realizando apenas os atendimentos de urgência 24 horas para a população infantil. Os atendimentos simples permanecem sendo ofertados na rede básica, através das Unidades de Saúde da Família. Os profissionais do Hospital da Criança já estão atendendo seguindo um Fluxograma da Classificação de Risco da Emergência em Pediatria, respeitando os casos que possuem prioridade máxima de urgência (criança com risco de vida) até as consultas de baixa complexidade, quando os atendimentos são feitos de acordo com a hora de chegada e, se necessário, encaminhados para a Atenção Básica. Durante este mês de julho, enfermeiros e técnicos do Hospital da Criança receberam treinamento em Classificação de Risco na Secretaria de Saúde para garantir a otimização nos atendimentos.

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU