RedeGN - Implantação do Projeto Lindú é discutida em reunião

Implantação do Projeto Lindú é discutida em reunião

O secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Agnaldo Meira, participou na última quarta-feira (13), de reunião na Codevasf - Juazeiro para tratar da implantação do Projeto Lindú, que pretende beneficiar os pequenos agricultores do Baixo Salitre. A Prefeitura juntamente com a Codevasf, União das Associações do Vale do Salitre (UAVS) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais conscientes da situação dos pequenos produtores que historicamente cultivavam na calha do rio e que agora estariam sujeitos a certa precariedade fundiária; decidiram pela criação de um projeto agrícola que contemple esses ribeirinhos, permitindo condições básicas para seu desenvolvimento. 

“O Projeto pretende respeitar e manter a cultura histórica regional, valorizando e fixando o produtor no entorno do Projeto Salitre como forma de mitigação dos impactos sociais gerados pela sua implantação”, informou o secretário Agnaldo Meira. O convênio assinado pela Prefeitura e Codevasf tem por objetivo promover a criação do projeto através da aquisição de áreas continuas e contíguas visando contemplar os pequenos agricultores locais. 

Durante a reunião ficou definido a criação da Comissão de Aquisição de Terras do Projeto Lindú composta por representantes da Secretaria de Agricultura. O grupo ficará responsável em acompanhar o levantamento da área; cadastramento dos moradores e a topografia local. Na oportunidade também foi concedido pela SEADRUMA, através da Gerência de Meio Ambiente, autorização ambiental para serviços de desassoreamento da calha do rio Salitre, no trecho compreendido entre os povoados do Junco e Campo dos Cavalos. “A ação irá permitir aos agricultores da região uma produção contínua utilizando a área e possibilitando o desenvolvimento sustentável local”, observou Agnaldo. O serviço compreende uma área de 20,350km de extensão, e o orçamento do projeto básico para a implantação está estimado em R$ 876.823,78. 

Lene Radina Ascom Seadruma