Defesa Civil de Petrolina diz que fará monitoramento em possíveis áreas atingidas por conta de aumento na vazão de Sobradinho

A partir desta quarta-feira (12), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que terá aumento da vazão da Barragem de Sobradinho. Dessa forma, a Defesa Civil de Petrolina alerta os moradores ribeirinhos que fiquem atentos para o aumento de volume das águas do Rio São Francisco.

Isso ocorrerá de forma gradativa, os intervalos serão de apenas dois dias entre um e outro. A vazão vai começar com 1.300 m³/s e deverá chegar a 4.000 m³/s até o próximo dia 24. De acordo com o secretário executivo de Defesa Civil, José Welton de Aquino, uma vazão com esse volume não era praticada desde 2009.

"Chamamos atenção da população para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio São Francisco. Iremos fazer um acompanhamento dos impactos causados em possíveis ocupações das áreas atingidas. E vamos informar também através de mensagem SMS as alterações de vazão", frisou.

O secretário destacou ainda que a barragem de Sobradinho tem um limite de operação de segurança de até 8.000 m³/s, assim, estará funcionando com apenas 50% desse limite. A barragem é capaz de trabalhar com uma defluência de até mais de 27.000 m³/s sem oferecer riscos, em caso de eventos extremos a defluência poderá ultrapassar esse limite de segurança como já ocorreu anteriormente.

Da Redação RedeGN