RedeGN - Estudantes da rede municipal de Juazeiro são premiados em concurso nacional sobre trabalho infantil

Estudantes da rede municipal de Juazeiro são premiados em concurso nacional sobre trabalho infantil

Os irmãos gêmeos Arthur Leôncio Lola e Daniel Leôncio Lola, de 12 anos, alunos da Escola Municipal do Pontal, foram premiados em 3º lugar no concurso nacional "MPT na Escola 2021 - A escola no combate ao trabalho infantil", do Ministério Público do Trabalho.

Os estudantes concorreram na categoria "Música", no concurso que reuniu cerca de 500 mil alunos, de 273 municípios brasileiros. Os alunos produziram um rap sobre o Programa Jovem Aprendiz e destacaram que a produção contou com a colaboração de toda a família.

"Eu pesquisei sobre o assunto, vi algumas referências e fui montando a letra. Meu pai ajudou no teclado e minha mãe, a organizar a música, que fala sobre o projeto que dá oportunidades para os adolescentes", explicou Daniel Leôncio.  Os estudantes foram premiados com notebooks e o professor orientador, Edgleidson Manuel, com um leitor de livros digitais (kindle).

A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, destacou a importância da iniciativa. "Esse é um importante resultado para nossa educação municipal, pois reforça a conscientização dos nossos alunos sobre seus direitos. Parabenizo a todos que participaram e ao Ministério Público do Trabalho pela iniciativa", destacou a secretária.

A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (07), de forma virtual, transmitida através do canal TV MPT, no YouTube. Entre os participantes da cerimônia, estavam  escolas municipais dos 16 estados participantes, representantes do MPT, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal Superior do Trabalho e Associação Nacional dos Procuradores.

O Projeto

A iniciativa envolveu alunos do 4º ao 7º ano do ensino fundamental, nas categorias conto, desenho, música e poesia e abordou as temáticas "trabalho infantil" e "profissionalização adolescente/aprendizagem profissional".

Ascom SEDUC/PMJ