RedeGN - Assisão e Grupo de Xaxado Cabras de Lampião percorrem Pernambuco com aula-espetáculo

Assisão e Grupo de Xaxado Cabras de Lampião percorrem Pernambuco com aula-espetáculo

Nesse momento, onde os valores são postos em derradeiro plano da moral, ASSISÃO e O GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO solicitam consentimento para adentrarem em sua escola para reafirmarem os alicerces da cultura nordestina, trazendo como ponto de partida a musicalidade do Mestre do Forró numa interação estética e inovadora com a poesia e a dança do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, brotando um espetáculo de especial beleza.

É para colaborar com a compreensão da origem e do desenvolvimento desses ritmos que surge o projeto “No São João é Assim”, um trabalho erudito de valorização destas heranças rítmicas populares nordestinas, apresentado através de uma aula espetáculo conduzida pelo mestre Assisão e o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião.

A aula espetáculo irá apresentar o Forró com suas variantes mais tradicionais – o Baião, o Xote, o Xaxado e Marcha Junina, tendo a parte musical conduzida por Assisão, o personagem Lampião contando em versos de cordel as origens e influências de cada ritmo, intercalando com cada uma das músicas que serão apresentadas pelo restante do bando, fazendo uma verdadeira festa, tornando um espetáculo cheio de energia, dinâmico e de cunho pedagógico. As músicas que irão compor o repertório serão selecionadas pelo próprio Assisão, dono de mais de cinquenta sucessos juninos. As coreografias e os versos de cordel serão desenvolvidos pelos Cabras de Lampião.

A aula espetáculo “No São João é Assim” é uma ação de impacto social e cultural. Ela possibilitará a participação dos alunos, professores e funcionários das unidades de ensino desses locais, oportunizando entrar em contato com a riqueza da diversidade cultural pernambucana. O projeto promoverá a experimentação, a reflexão crítica, à troca de conhecimentos e de metodologias entre os artistas e tem como proposta, ainda, romper os limites socialmente estabelecidos entre as artes consagradas e a cultura popular.
A união desses dois magníficos filhos de Serra Talhada – ASSISÃO e os CABRAS DE LAMPIÃO – vem coroar a importância que tem o Xaxado para a região e para a identidade cultural do nosso país. Além da dança e da música, que demonstram a força do Cangaço e do povo nordestino, o Xaxado atrai ainda uma riqueza de elementos como as indumentárias, as comidas, os hábitos e, principalmente, as histórias, narradas nas letras das canções.

ROTEIRO DAS CIDADES

POMBOS (Mata Sul)
Data: 06.12.2021 (segunda feira).
Local: EREM Capitão Manoel Gomes d’Assunção
Hora: 14 horas.

OLINDA (Região Metropolitana)
Data: 07.12.2021 (terça feira).
Local: Espaço Cultural Profº. José de Barros Lins (Instituto Allan Kardec). Avenida Prof. Andrade Bezerra, Salgadinho.
Hora: 15 horas.

RECIFE (Região Metropolitana)
Data: 07.12.2021 (terça feira).
Local: Escola Municipal Santa Luzia, Estância.
Hora: 10 horas.

BUIQUE (Agreste)
Data: 08.12.2021 (quarta feira).
Local: Escola Ana Rosa de Almeida (Comunidade Quilombola Mundo Novo).
Hora: 9 horas.

CEDRO (Sertão Central)
Data: 09.12.2021 (quinta feira).
Local: EREM Professor Manoel Joaquim Leite
Hora: 09 horas.

SÃO JOSÉ DO EGITO (Sertão do Pajeú)
Data: 10.12.2021 (sexta feira).
Local: ETE Professora Célia Siqueira.
Hora: 14 horas.

Ascom