RedeGN - Prefeitura de Petrolina resgata quase 400 alunos da evasão escolar

Prefeitura de Petrolina resgata quase 400 alunos da evasão escolar

Entendendo a importância de preservar o direito à Educação, a Prefeitura de Petrolina vem intensificando a Busca Ativa para combater o abandono e a evasão escolar. Em parceria com outras pastas, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes desenvolve ações para localizar os alunos que estão fora das unidades educacionais, problema que se agravou diante da pandemia da Covid-19. O contato com as famílias faz parte de um trabalho de rotina para identificar as causas do distanciamento e elaborar estratégias para trazer o aluno de volta. Os gestores de cada unidade educacional também dialogam com as famílias através de ligações, envio de comunicados escritos e grupos de Whatsapp.

Dados do programa Busca Ativa Escolar mostram que, até o final de setembro deste ano, 574 estudantes estavam em situação de possível abandono escolar. No entanto, através do trabalho das escolas, com o apoio do Conselho Tutelar e dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), essa situação está sendo superada: até o momento, 376 desses estudantes foram reconduzidos até as unidades de ensino.

Com o tema "Fora da Escola Não Pode!", a ferramenta de Busca Ativa Escolar é uma solução tecnológica inovadora, por meio da qual, o Unicef e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), apoiam os municípios na identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora das unidades educacionais, ajudando-os na volta às salas de aula, para que possam permanecer e aprender. 

Porta a porta:

"Após a unidade de ensino identificar quais os estudantes que, mesmo após o retorno presencial, não estão comparecendo às aulas ou assistindo de forma remota começa o trabalho de porta em porta, abordando pais e responsáveis e questionando o motivo da ausência daquele aluno", explicou a secretária Executiva de Gestão de Rede, Lucinete Alves.

Todas as ações visam o fortalecimento das políticas públicas de Educação, Saúde e Assistência Social - propostas pelo Selo Unicef Município Aprovado - Edição 2021-2024.

Ascom PMP