RedeGN - I Encontro do MPPE com a Imprensa abre a “Semana “Esperançar um novo tempo”” em Pernambuco

I Encontro do MPPE com a Imprensa abre a “Semana “Esperançar um novo tempo”” em Pernambuco

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) iniciou a “Semana do MP”, que tem por tema: “Esperançar um novo tempo”, com o lançamento do “I Encontro do MPPE com a imprensa”, realizado no Centro Cultural Rossini Alves Couto.

O evento teve o objetivo de estreitar o relacionamento com a imprensa, através de homenagem, além de divulgar a programação da “Semana do MP” em 2021.

O procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, fez às honras da casa, enaltecendo a importância do trabalho dos veículos de comunicação na defesa da democracia.

“Tanto o Ministério Público como a imprensa são instituições que defendem os interesses da sociedade, cada uma com seu papel e sua autonomia. Nos tempos em que vivemos hoje, precisamos estar cada vez mais juntos para combatermos às fake news, às tentativas de descredenciamento de instituições, à corrupção e às malfeitorias, de forma responsável e primando pela verdade. Por isso, estamos homenageando hoje, aqui, o que imaginamos fazer parte de um segmento preocupado em levar a verdade dos fatos aos cidadãos e cidadãs, enaltecendo sempre o interesse público. Vamos unir esforços para que possamos trilhar os caminhos do “esperançar”, virando a chave para os novos tempos. Aliás, estamos trabalhando para que os serviços públicos voltem a funcionar com 100% de sua capacidade, ofertando à população sua força máxima. Precisamos estar presentes, do sertão ao litoral, porque o cidadão e a cidadã precisam da gente em todo o Estado e o nosso papel, sobretudo nesse momento, é o de incluir as pessoas.”, pontuou o PGJ.


Em seguida, a assessora ministerial de Comunicação Social, chefe de imprensa do MPPE, Isabela Pontes, agradeceu a presença dos jornalistas e divulgou, em primeira mão, a campanha institucional da “Semana do MP”, que tem como tema “Esperançar um novo tempo”. “Esse evento é para vocês, jornalistas de veículos de comunicação e das assessorias de imprensa das instituições, para que possamos estreitar relações pensando sempre na divulgação de uma informação de qualidade. A programação da “Semana do MP”, que inicia hoje preza pela esperança, gentileza, empatia e sentimentos positivos. Queremos convidar a sociedade a refletir sobre o que plantamos em 2021 e o que vamos colher em 2022. Quanto à programação, ela está repleta de atividades voltadas para a saúde e o bem-estar, propostas de sustentabilidade e, sobretudo, o incentivo do verbo “esperançar”, que representa o agir tendo esperança em dias melhores, concluiu Isabela Pontes.

Logo após, houve um momento dedicado a homenagens, em que os representantes dos veículos de comunicação e das instituições convidados ao evento foram condecorados, sendo chamados ao palco para o recebimento do Selo comemorativo dos 130 anos do Ministério Público de Pernambuco, além de uma muda de planta representando o novo tempo de “esperançar”. A comenda e as plantinhas foram entregues pelas mãos do PGJ e dos membros que fazem parte da atual gestão.

As homenagens foram recebidas por Jô Mazzarolo (Diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste), Mônica Carvalho (Diretora de Conteúdo Jornalístico da TV Jornal e Rádio Jornal, representando Jornal do Commercio), Rafael Barros (repórter da TV Guararapes, representando o Sistema Opinião), Paulo Pugliesi (Diretor executivo do grupo Folha de PE), Diego Martinelly (Gerente de Conteúdo do Grupo Nordeste de Comunicação, que compreende a TV Asa Branca, CBN Caruaru G1 e GE Caruaru e Região), Patrícia Coelho Medeiros (Diretora do Sistema Grande Rio de Comunicação), Ivan Júnior (Diretor presidente da TV Pernambuco), Ivan Feitosa (Diretor geral da Rádio Liberdade FM), Nill Júnior (Representante da Rádio Pajeú, Rádio Cultura e Asserpe), Mário Flávio (Comunicador da Rádio Cidade de Caruaru), Pedro Oliveira (Chefe de redação do LeiaJá), e Luciana Queiroz (repórter da TV Tribuna).

Já representando as assessorias de comunicação de instituições públicas, quem recebeu a homenagem foi Anderson Lima (Assessor de comunicação da UFPE, representante da TV Universitária e Rádio Universitária), Evaristo Filho (Secretário-Executivo de Comunicação do Governo de PE), Karla Almeida (Diretora de Comunicação do Tribunal de Contas de Pernambuco), Dany Amorim (Assessora de comunicação da Defensoria Pública), Ricardo Costa (Superintendente de Comunicação Social da Alepe) e Nadya Alencar (Jornalista representando o TJPE).

Na ocasião, também foi apresentado em primeira mão o vídeo gravado com a atriz Uana Mahin, especialmente para o MPPE, com texto, direção e produção da jornalista Isabela Pontes, edição de Ivson Henrique Gomes, tradução do intérprete de libras Wesley Aleluia e realização da equipe de TV do MPPE. Ao final do evento, todos foram convidados a confraternizar com um “brunch” e ainda a receber os kits de materiais informativos do Ministério Público de Pernambuco.

Confira a programação completa da Semana do MP, em Pernambuco:

23 de novembro
I Encontro do MPPE com a Imprensa
Local: Centro Cultural Rossini Alves Couto - Recife, PE
10h
Público-alvo: profissionais da imprensa

27 de novembro
Caminhada do Sertão - Petrolina
Local: Iate Clube Petrolina - Petrolina - PE
7h - Concentração, credenciamento e café da manhã e 8h - caminhada
Público-alvo: membros, servidores, estagiários, terceirizados, familiares e convidados

2 de dezembro
Seminário: Governança, Pessoas e Inovação
Local: Centro Cultural Rossini Alves Couto - Recife, PE
Das 8h30 às 17h30
Público-alvo: membros e servidores do MPPE

3 de dezembro
Festa Natalina do Instituto do MPPE
Local: Forte do Brum - Recife, PE
20h
Público-alvo: membros associados do MPPE

6 de dezembro
Evento alusivo aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência
contra as mulheres
Local: Centro Cultural Rossini Alves Couto - Recife, PE
Das 14h às 18h
Público-alvo: integrantes do MPPE e público externo

9 de dezembro
Local: Centro Cultural Rossini Alves Couto - Recife, PE
Público-alvo: membros e servidores
8h30 Abertura da Exposição Fotográfica: Tríplice Reparação
Retratos da restauração, requalificação e transplante do Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes
Painéis Institucionais:
Roda de Diálogos Institucionais
9h às 10h - Ministério Público: desafios de um novo tempo
10h15 às 11h15 - A inovação tecnológica e as mudanças de cenários no pós-pandemia
11h30 às 12h30 - Palestra Magna: Esperançar Um Novo Tempo
Das 12h30 às 14h - Intervalo para almoço
14h - Momento de Reflexão: Motivação - A chave para a alta performance
16h30 - Solenidades de Entrega de Medalhas e Posse de Membros

10 de dezembro
Festa de Confraternização da AMPPE
Local: Blue Angel Recepções - Recife, PE
20h30
Público-alvo: membros do MPPE

11 de dezembro
Manhã na Arena com jogo de futebol e café da manhã recreativo
Local: Arena Pernambuco - São Lourenço da Mata, PE
Das 8h às 12h
Público-alvo: Família MPPE (membros, servidores e estagiários)

12 de dezembro
Corrida do Agreste - Caruaru
Local da concentração: Sede do Ministério Público de Caruaru - Caruaru, PE
6h30 - Concentração e credenciamento
Público-alvo: membros, servidores, estagiários, terceirizados, familiares e convidados

13 de dezembro
3° Congresso Nacional de Direito Consensual
Evento híbrido: presencial e on-line
A partir das 9h
Público-alvo: integrantes do Ministério Público brasileiro

14 de dezembro
Lançamento do hotsite Espaço Memória via redes sociais e site do MPPE
10h Plantio de Mudas na Futura Sede do MPPE

17 de dezembro
Inauguração do Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes
Local: Via Mangue - Recife, PE
11h
Público-alvo: integrantes do MPPE e convidados

MPPE