RedeGN - Perspectivas de novos negócios para o Vale do São Francisco marcam lançamento do Salão de Turismo em Recife

Perspectivas de novos negócios para o Vale do São Francisco marcam lançamento do Salão de Turismo em Recife

Membros da Comissão Organizadora do 1° Salão de Turismo do Vale do São Francisco apresentaram ontem quarta (17) a proposta do evento que visa desenvolver todo o potencial turístico da região para cerca de 40 profissionais do trade que atuam na capital pernambucana.

Foram pontuados os objetivos do Salão, que acontecerá em 2022, em Petrolina-PE, e os participantes da solenidade puderam conhecer melhor os roteiros turísticos e as possibilidades de novos negócios nas cidades envolvidas no projeto. 

O encontro foi realizado em Recife, no Museu Cais do Sertão, e contou com a participação do secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, o presidente da Empresa Pernambucana de Turismo, Antônio Neves Baptista, além representantes de instituições parceiras.

"Foi muito positivo para o Vale do São Francisco, porque conseguimos mostrar nossas riquezas, as oportunidades nas várias vertentes do turismo para a região e agora voltamos para Petrolina não só com a sensação de dever cumprido, mas com várias portas abertas para desenvolver nossas potencialidades", destacou Gilberto Pires, um dos idealizadores da proposta.

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, salientou a importância da realização do Salão na retomada do setor. "É geração de emprego e renda e é preciso que se enxergue no turismo uma alternativa para desenvolver economicamente essa região", pontuou. 

Programado para acontecer nos dias 28 de abril a 1º de maio de 2022, o 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco terá uma estrutura de aproximadamente 5.000m², na orla de Petrolina, com exposições, palestras, workshops, simpósios, espaço gastronômico, artesanato local, rodadas de negócios e uma programação vasta de capacitações.

A iniciativa já conta com a parceria de mais de 20 cidades de Pernambuco e da Bahia, que enxergam no projeto a possibilidade de fomentar toda a cadeia turística do Vale do São Francisco. As próximas capitais que receberão a Comissão serão Salvador-BA e Aracaju-SE.

Organização: Idealizado por Luciano Correia e Gilberto Pires, o 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco tem como realizadores a Cooperativa Mista de Profissionais, Produtores e Empreendedores Familiares do Submédio do São Francisco (Coopemvale) e a Criatur. A correalização do evento é da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), do Governo do Estado da Bahia e de mais de 20 prefeituras do Vale do São Francisco.

Ascom