RedeGN - Prefeitura vistoria áreas afetadas pela chuva e realiza serviços de manutenção em Petrolina; final de semana é de alerta

Prefeitura vistoria áreas afetadas pela chuva e realiza serviços de manutenção em Petrolina; final de semana é de alerta

Na madrugada desta sexta-feira (5), Petrolina recebeu um grande volume de chuvas em diversas partes da cidade. Já nas primeiras horas do dia as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) tem visitado os bairros da cidade com o intuito de atender todas as demandas, segundo a prefeitura,

A gestão disse que, até o momento, a situação do município está sob controle. As equipes realizaram o trabalho de limpeza de galerias pluviais, poda e retirada de árvores caídas, além de realizarem monitoramentos dos canais. Em cerca de seis horas, choveu entre 40 e 60 milímetros na Capital do Sertão pernambucano.

"A Seinfra vem intensificando, nas últimas semanas, a limpeza de canais em decorrência do período chuvoso previsto para novembro e dezembro. Até o momento, não houve registro de desabrigados no município", disse a Seinfra.

Defesa Civil

 

Com a previsão de chuva mais intensa para as próximas 48h, indicada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Prefeitura de Petrolina reforça o monitoramento e as ações preventivas. O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs), que coordena as ações da Defesa Civil, ocorre de maneira sistemática, e o órgão atua de maneira integrada e articulada aos demais setores da administração municipal, que estão diretamente envolvidos na atenção às chuvas. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Cícero Dirceu, a previsão é de que um volume de 51 a 100 milímetros de chuva e ventos de 60 a 100 quilômetros/hora sejam registrados durante o final de semana. Quem tiver alguma demanda para ser resolvida pode acionar a Defesa Civil através do número 153 ou pelo whatsapp (87) 98106-7310, que funciona 24h.

 Trânsito

 

A chuva com ventos fortes que atingiu Petrolina danificou vários semáforos na área central da cidade. Além dos equipamentos que apresentaram mau funcionamento, as árvores e muros que caíram nas vias, também causaram riscos no trânsito. Entre os semáforos que apresentaram mau funcionamento estão os da Avenida Clementino Coelho, Avenida Guararapes e Souza Filho. Todos os agentes foram convocados para trabalhar desde a madrugada, segundo a prefeitura.

Para não prejudicar a fluidez do tráfego nestas vias, equipes têm auxiliado na orientação dos motoristas. Nos semáforos próximos à loja Composé, Bambuzinho e orla, por exemplo, os agentes fizeram o controle dos veículos desde cedo.

Coleta de Lixo

 

Parte dos pontos de alagamento poderiam ter sido evitados se o descarte de lixo tivesse sido feito de forma correta, segundo a prefeitura. Assim, a Seinfra orienta toda a população sobre a importância de evitar jogar lixo nas ruas. Lixos que são descartados de forma incorreta acabam entupindo as galerias e dificultando o escoamento da água provocando os alagamento.

"Desde as primeiros horas desta sexta-feira, as equipes do setor de limpeza urbana estão nas ruas realizando a limpeza das galerias, coleta de lixo e outros serviços essenciais para evitar transtornos. Mas para essas ações surtirem efeito é essencial a colaboração de todos", conclui a Prefeitura de Petrolina.

Da Redação RedeGN