RedeGN - Luta de Tum e Wilker: Vereadores de Casa Nova aprovam projeto de comodato para construção do abatedouro e centro de comercialização 

Luta de Tum e Wilker: Vereadores de Casa Nova aprovam projeto de comodato para construção do abatedouro e centro de comercialização 

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira os vereadores de Casa Nova aprovaram, por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei 324/2021, com Termo de Comodato cedendo à Cooperativa Agropecuária Familiar Sertão Forte de Casa Nova e Região uma área de propriedade da Prefeitura de Casa Nova, com 10 hectares para a construção do Abatedouro Municipal e o Centro de Comercialização de animais, a já conhecida Feira do Bode. 

Resultado de uma intensa luta do Prefeito Wilker Torres (PSB) e do Deputado Estadual Tum (PSC), a etapa final e necessária para o início da construção foi a aprovação do Projeto de Lei pela Câmara de Vereadores autorizando a entrega da área da prefeitura. 

O líder do governo na Câmara de Vereadores, Luiz Rezende, ao final da sessão falou da importância da aprovação de garantir segurança alimentar para a população, gerar renda e sustentabilidade, destacando o papel dos vereadores de Casa Nova, "sempre prontos a contribuir com a cidade". 

Valério Rocha, Presidente da Cooperativa Sertão Forte, acompanhando a sessão registra o "entusiasmo" das famílias que compõem a Cooperativa e dos produtores que comercializam na atual Feira do Bode: "Hoje já atraímos centenas de compradores de Casa Nova e da região. Temos a garantia de um preço base porque comercializamos em conjunto. Com o novo espaço de comercialização vamos multiplicar por dez essa nossa capacidade. Graças ao prefeito Wilker e ao Deputado Tum, Casa Nova sai na frente mais uma vez". 

O Prefeito Wilker Torres inicia agradecendo aos vereadores, "que souberam colocar os interesses de Casa Nova acima de qualquer diferença política" e mostra satisfação pela autorização de construção do abatedouro: "A população de Casa Nova vai contar com carne certificada e os produtores com local apropriado para abate e comercialização. É um grande avanço".  

Encerra agradecendo mais uma vez aos vereadores, reafirmando "a certeza que caminharemos sempre juntos quando estiver em jogo os interesses de Casa Nova". 

O Abatedouro Municipal, com projeto já pronto e recursos iniciais de 1,4 milhão de reais, via emenda impositiva do Deputado Tum, já alocados na SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural e  CAR – Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional ocupará uma área de 4 hectares, dentro das mais modernas técnicas de abate e guarda dos animais, tornando-se o primeiro da região nestes moldes. 

O Centro de Comercialização, agora sob a responsabilidade e gerenciamento da Cooperativa, agregará todos os serviços necessários, desde agências bancárias, currais, área de guarda, armazenamento, resfriamento e de transporte, ocupando 2 hectares de construção.  

250 mil reais de recursos iniciais, oriundos do Tesouro estadual, estão disponíveis na CAR e as obras devem ser iniciadas assim que for definida a construtora responsável.  

"Demonstramos que é possível gerar emprego e renda, melhorar a vida das pessoas, mudar para melhor, unir e construir. Somos exemplo para todas as outras cidades da região e vamos continuar assim. Obrigado Governador Rui Costa, obrigado população de Casa Nova" – registra com emoção o deputado Estadual Tum. 

A área escolhida pelo Prefeito Wilker e agora com autorização legislativa é uma propriedade rural do Município de Casa Nova, com 10 hectares, registrada no do Cartório de Registros de Imóveis, sob número de matricula 11.631, do livro 2, definida como área destinada ao fomento de um projeto de desenvolvimento rural sustentável. 
 

Ascom Manoel Leao