Bahia libera retorno das visitas a pacientes não covid-19 em todas as unidades de Saúde

O Comitê de Emergências em Saúde da Bahia atualizou a Nota Técnica de Nº 66, com novas diretrizes para a liberação de visitas a pacientes internados em todas as unidades hospitalares da rede SUS. Os visitantes não podem ter sintomas gripais, nem terem tido contato com casos suspeitos ou confirmados de covid 19 nos últimos 14 dias.  

Segundo a atualização, agora serão permitidos dois visitantes por paciente internado, por no máximo 1 hora, com alternância de horários, em enfermarias e unidades fechadas como UTIs, Centro de Recuperação Pós Anestésico, semi-intensiva e sala de estabilização, desde que seja mantida uma distância mínima de 1,5 m entre pacientes, visitantes e trabalhadores.

A reedição da NT 66 considera que a presença do visitante é essencial no tratamento e recuperação dos pacientes, desde que observadas algumas medidas como higiene pessoal, uso de máscaras e afastamento social. As visitas permanecem suspensas em todas as unidades de internação adultos e pediátricos com pacientes com diagnóstico suspeito ou confirmado de Covid-19. Pela  normativa, essas unidades de saúde devem continuar a incentivar as visitas virtuais.

Veja a íntegra da NT 66 no site ww.saude.ba.gov.br.

Da Redação RedeGN