RedeGN - Deputado Zó participa da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recurso Hídricos da ALBA e destaca importância do Canal do Sertão

Deputado Zó participa da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recurso Hídricos da ALBA e destaca importância do Canal do Sertão

Após período sem atividades, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)retomou de modo semipresencial  as Comissões para debater questões que envolvem o desenvolvimento da Bahia. Nesta quarta-feira, 29, o deputado estadual Zó participou da Comissão de Assuntos Territoriais, o qual já presidiu, e de audiência pública na Comissao de Meio Ambiente, Seca e Recurso Hídricos, onde destacou que é preciso acelerar o debate sobre a implantação do Canal do  Sertao, obra de muita importância para 44 municípios baianos. 

Na oportunidade, Zó reiterou a necessidade de garantir a segurança hídrica da população sertaneja, e o Canal do Sertao seria uma política pública para superar as dificuldades que a população passa, pois vai perenizar vários rios com a água do São Francisco. Além disso, promove o Abastecimento Humano; Dessedentação animal; Agropecuária; Indústrias; implantação e revitalização de Perímetros de irrigação; Mineração; Aquicultura, dentre outras atividades.

"É uma obra que já tem a outorga da Agência Nacional das Águas. Precisamos unir forças para que esta obra saia o quanto antes. E este espaço é adequado para mobilizarmos o Governo Federal e todos os deputados federais da Bahia a destravarem esta importante obra para o povo sertanejo", declarou o deputado Zó. 

A audiência pública deliberou ofício aos Governo Federal e à Câmara dos Deputados para que esta obra seja colocada como prioridade, para que no futuro os efeitos da seca sejam mais brandos, devido ao acesso à água que já estará viabilizada. A audiência contou com a presença do superintendente da 6a SR Codevasf, órgão responsável pelo projeto, Coronel Anselmo Bispo, além de vários prefeitos e vereadores de municípios por onde vai passar o Canal do Sertão.

Ascom