RedeGN - Texto do presidente do Conselho Municipal de Juventude de Juazeiro, em alusão à Campanha Setembro Amarelo

Texto do presidente do Conselho Municipal de Juventude de Juazeiro, em alusão à Campanha Setembro Amarelo

"Criar esperança por meio da ação", esse é o tema de 2021 da Campanha Internacional de Prevenção ao Suicídio, que acontece no dia 10 de setembro. Data que inspirou a criação do 'Setembro Amarelo' no Brasil.

"Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem de 17 anos, Mike Emme, cometeu suicídio. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas, com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais". Daí surge o uso do amarelo em setembro, na campanha de prevenção ao suicídio.

Já passaram na orla de Juazeiro? A natureza está amarela. Uma coincidência que nos faz lembrar desse tema tão delicado que é o suicídio.

Prefiro acreditar que até a natureza decidiu nos ajudar nessa campanha. Um problema que é complexo, delicado e difícil de lidar, porém, pode ser prevenido.

É de se concordar com Albert Camus que, talvez, "Só existe um problema filosófico realmente sério: o suicídio", pois "Esse divórcio entre o homem e sua vida, o ator e seu cenário, é propriamente o sentimento do absurdo".

Mas Camus conclui que "Viver, naturalmente, nunca é fácil. Continuamos fazendo os gestos que a existência impõe por muitos motivos, o primeiro dos quais é o costume".

Viver é uma luta diária para todos. É a nossa condenação semelhante ao "mito de Sísifo". Viver vale a pena!

E devemos sempre lembrar que existir é uma tarefa coletiva e, por isso, quando nossa pedra pesar demais, lembre-se que não estamos sozinhos, sempre temos alguém a quem recorrer. A campanha setembro amarelo é para nos lembrar que sempre há alguém para nos ajudar.

Viver é sempre repetir o mesmo dia, mas com um olhar diferente a cada instante.

Queremos lembrar a todos, especialmente aos jovens, que sempre é possível mudar a rota sem desistir do caminho. Viver é uma constante mudança e os dias sombrios passam. Não desistam de viver.

André Rapadura – presidente do Conselho Municipal de Juventude de Juazeiro