RedeGN - Prédio de valor patrimonial passa por vistoria do Conselho de Cultura em Juazeiro

Prédio de valor patrimonial passa por vistoria do Conselho de Cultura em Juazeiro

No último sábado, 11, representantes do Conselho Municipal de Cultura (CMC), de Juazeiro, através da sua Comissão Permanente de Patrimônio e Memória, realizaram Visita Técnica ao prédio da Loja Maçônica Harmonia e Amor N 12, localizada na conhecida Praça do Jacaré.

Na oportunidade foram recebidos pelo Presidente Sérgio Luis Amim e pelo Secretário Walfredo Montes.

 A visita ao prédio da Loja Maçônica foi antecedida por uma reunião no dia 03/09, agendada pela presidência da Loja, para a qual foi convidada a Comissão de Patrimônio, quando foi apresentada a necessidade de se fazer uma grande reforma na cobertura do prédio, devido à realização de pequenas reformas sequenciadas, que não resolveram um grave problema de infiltração de água no período chuvoso. 

O objetivo da Visita Técnica foi para orientação de forma mais técnica sobre a possível reforma/manutenção do telhado daquele prédio, que em certos pontos, aparentemente, a estrutura apresenta deformação excessiva, verificando-se, também, a necessidade de adequação do sistema de drenagem de águas pluviais.

Além dos membros da Comissão de Patrimônio e Memória do CMC, Jucinei Martins e Jomar Benvindo, estiveram presentes os Consultores desta Câmara Técnica de Patrimônio e Memória do Conselho de Cultura, o Arquiteto Sérgio Motta e o Engenheiro Civil João Pedro Neto; ambos professores do Colegiado de Engenharia Civil da UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco. Também participou da vistoria inicial da coberta do edifício um representante de uma empresa construtora.

 De acordo com o Consultor João Pedro, “esse convite da Loja Maçônica Harmonia e Amor N 12 é, com certeza, o processo de consulta mais coerente e legal em nível de avaliação do patrimônio e da memória, quando se trata de manutenção ou reforma de prédios tombados”. Já o Presidente Sérgio Amim afirmou que “nem eu e nem a Assembleia autorizaremos nada na obra de reforma, que não esteja em consonância com as orientações da Comissão e dos órgãos responsáveis, e seguiremos a indicação de buscarmos a confecção de um projeto de restauro elaborado por empresa especializada”, concluiu.

Com área construída de 370 m², há registros de que o prédio localizado na Praça Aprígio Duarte, nº 1, sofreu reforma na década de 1960 para receber a Loja Maçônica Harmonia e Amor N 12, a qual teve a sua fundação em 20 de março de 1927. O mesmo integra o “Inventário Arquitetônico de Identificação” (Prancha nº 023), anexo da Lei Municipal nº 1.667/02, a qual define: “Art 1º. Passam a integrar o Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Juazeiro os prédios que constam do Anexo à presente Lei.”

De acordo com o membro titular da Cadeira de Patrimônio e Memória do Conselho de Cultura, Jucinei Martins, “o fato da Diretoria da Loja Maçônica ter procurado o Conselho Municipal de Cultura, após visita espontânea à SECULTE – Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, nos dá o entendimento de que a sociedade juazeirense não mais desconhece na sua totalidade a necessidade de preservação do seu patrimônio edificado, que, dia após dia, vem sendo destruído sem nenhuma preocupação”. 

Jucinei Martins continuou dizendo que “o ideal e o que almejamos é que, com as campanhas de Educação Patrimonial e a ação integrada do Conselho e secretarias da Prefeitura envolvidas com o setor, e até mesmo com a ação das instituições da Justiça, ninguém mais tenha coragem de destruir os prédios de valor patrimonial em Juazeiro. Seja por questão de educação ou mesmo de reconhecimento do valor histórico e cultural dos mesmos”. Finalizou.

O próximo passo será a realização de uma vistoria, com a construtora contratada, na qual será analisada toda a estrutura de madeiras do prédio, para a tomada de decisão de qual intervenção será realizada, para sanar de uma vez por todas o problema, que coloca em riscos, tanto a vida das pessoas, como o próprio prédio de valor histórico.

Comissão Permanente de Comunicação
Conselho Municipal de Cultura – Juazeiro/Ba

Comissão Permanente de Comunicação Conselho Municipal de Cultura – Juazeiro/Ba