RedeGN - CBHFS e Prefeitura de Sobradinho realizam 1ª Conferencia do Plano Municipal de Saneamento Básico

CBHFS e Prefeitura de Sobradinho realizam 1ª Conferencia do Plano Municipal de Saneamento Básico

Na última segunda-feira (30), a Prefeitura de Sobradinho, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Agencia Peixe Vivo e Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (COBRAPE), realizou a 1ª Conferencia do Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube no link de acesso https://is.gd/1conferenciapmsbsobradinho, e está disponível no referido canal.

Durante a 1ª Conferencia do Plano Municipal de Saneamento Básico, os técnicos e engenheiros da COBRAPE, empresa executora do plano, apresentaram um diagnóstico da situação do saneamento básico tanto na sede, quanto nas comunidades da zona rural de Sobradinho. Os resultados apresentados contemplaram avaliações técnicas do sistema de abastecimento de água, dos serviços de esgotamento sanitário, dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e do sistema de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

Além da comunidade que pode assistir e participar virtualmente da conferência, através dos comentários, também contou com a participação de representantes das instituições envolvidas no plano, como o chefe de gabinete da Prefeitura de Sobradinho, Joselito Macedo, o membro do CBHSF e do SINDAE-Norte, Francisco Ivan, a coordenadora técnica na Agência Peixe Vivo, Paula Fontoura, e a coordenadora técnica executiva da COBRAPE, Raissa Vitereli.

"O plano é de fundamental importância para o município poder pleitear, junto ao estado e a união, os recursos necessários para melhorar o saneamento em Sobradinho. Temos muito trabalho pela frente, e em linhas gerais é preciso estabelecer um planejamento das ações de forma que atenda aos princípios da política nacional e que seja construído por meio de uma gestão participativa, envolvendo a sociedade no processo de elaboração. E em nome do Prefeito Cleivynho Sampaio agradeço o trabalho dos técnicos, e convido a população para continuar participando, pois queremos um plano construído de forma transparente democrática e participativa", destacou o Joselito Macedo.

Além dessa 1ª conferencia, a agenda de elaboração do plano ainda prevê a realização futura de oficinas e de uma segunda conferência municipal para aperfeiçoamento e apresentação do PMSB. As datas ainda serão definidas e previamente divulgadas para à comunidade.

O documento contendo o diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento está disponível para o acesso da população através do link: https://is.gd/diagnosticosobradinho. Os moradores que desejarem tirar dúvidas podem enviar perguntas e comentários no e-mail: coordenacao_pmsbsubmediosf@cobrape.com.br.

Ascom PMS