Núcleo de Estudos do IOC debate ‘Covid-19, jornalismo científico, negacionismo e democracia’

No dia 18 de agosto, o Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) discutirá o tema Covid-19, jornalismo científico, negacionismo e democracia.

O evento vai homenagear Mauricio Tuffani, jornalista de ciência, saúde e meio ambiente, criador e editor do portal Direto da Ciência, que faleceu no dia 31 de maio, aos 63 anos. A sessão será transmitida a partir das 14h pelo canal do IOC no Youtube.

A sessão terá a participação da diretora do jornal El País no Brasil, Carla Jimenez; do repórter especial do Jornal da USP e colaborador da revista Science, Herton Escobar; da repórter do jornal O Estado de São Paulo e mestre em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP), Fabiana Cambricoli; do colunista do jornal Folha de São Paulo, Marcelo Leite; da pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), coordenadora do portal SciDev.Net para América Latina e Caribe e coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), Luisa Massarani; e do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador do curso de especialização em Comunicação Pública da Ciência e integrante do INCT-CPCT , Yuri Castelfranchi.

Iniciativa da Diretoria do IOC, o Núcleo de Estudos Avançados promove debates sobre temas interdisciplinares no campo da ciência, da política e da filosofia envolvendo a comunidade intra e extramuros. O evento é coordenado pelo pesquisador emérito da Fiocruz, Renato Cordeiro, e pela vice-diretora de Laboratórios de Referência, Ambulatórios e Coleções Biológicas do IOC, Maria de Lourdes Aguiar Oliveira.

Redação redeGN