RedeGN - Prefeitura de Juazeiro requalifica o Samu e garante mais recursos do Ministério da Saúde para o serviço de urgência

Prefeitura de Juazeiro requalifica o Samu e garante mais recursos do Ministério da Saúde para o serviço de urgência

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), requalificou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município, que voltou a ser considerado pelo Ministério da Saúde como qualificado para receber um aporte de mais de R$ 1,4 milhão por ano.

A portaria do Ministério da Saúde nº 1.527, de 6 de julho de 2021, confirma o novo patamar do serviço de urgência.

A Prefeitura de Juazeiro perdeu a qualificação do Samu e os recursos em janeiro de 2020, por deixar de cumprir alguns requisitos. Esse patamar de qualificação exige equipamentos e capacitação dos profissionais que o município precisa atender, e Juazeiro ficou alguns anos sem cumprir essas exigências.
 
A Secretaria de Saúde começou em janeiro de 2021 a fazer as adequações para requalificar o Samu com capacitação dos profissionais, equipamentos e ações administrativas e operacionais que envolvem o serviço. A Sesau fez todas as adequações e em 21 de janeiro de 2021, o Ministério da Saúde voltou a considerar o Samu de Juazeiro como qualificado para receber recursos anuais.
 
"Foi um grande esforço da equipe e eu pedi ao Ministério da Saúde a agilidade na liberação dos recursos, com um olhar diferenciado para Juazeiro. Isso é parte da reestruturação geral no sistema público de saúde que estamos empenhados a fazer no governo Suzana Ramos. Esse recurso retira o gasto que temos hoje de fundo próprio para o Samu e cada vez mais Juazeiro vai ganhando independência financeira na saúde", ressaltou o secretário de Saúde do município, Fernando Costa.
 

 

Ascom PMJ