RedeGN - Juazeiro abre posto fixo de testagem da Covid-19 nesta segunda-feira (12)

Juazeiro abre posto fixo de testagem da Covid-19 nesta segunda-feira (12)

Como já anunciado pela Rede GN (Veja aqui) a partir desta segunda-feira (12), começa a funcionar o Posto Fixo de Testagem da Covid-19 aberto pela Prefeitura de Juazeiro. O local escolhido pela Secretaria de Saúde do Município (Sesau), foi a Praça da Catedral de Nossa Senhora da Grotas.

"É uma praça central, bem localizada e vai facilitar o acesso da população ao nosso ponto de atendimento. O objetivo é testar as pessoas com sintomas da Covid-19 que serão encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde”, explica o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

A Prefeitura fez um investimento de aproximadamente R$ 670 mil somente no mês de junho e a chegada dos testes a Juazeiro acontece de forma gradativa, conforme a necessidade da Sesau. O planejamento financeiro da secretaria é para a compra de 150 mil testes.

Fluxo de testagem

Caso a pessoa apresente qualquer sintoma de síndrome gripal, sinais de infecção pelo coronavírus, como tosse seca, febre e cansaço excessivo, a orientação da Sesau é procurar uma Unidade Básica de Saúde. O profissional de saúde da UBS poderá encaminhar o paciente ao Posto Fixo de Testagem da Covid-19. Outra opção é entrar em contato com o Call Center, através do número (74) 99812-0493, para orientações e agendamento do teste.

A partir do 10º dia do início dos sintomas é recomendado fazer um teste rápido. Até o 7º dia do início dos sintomas o teste deverá ser Swab RT-PCR. Os exames serão realizados mediante agendamento. "Nossa equipe é composta por uma enfermeira, que vai coordenar o posto e três técnicos em enfermagem estarão no atendimento diário. Nossa expectativa é realizar pelo menos 40 testes por dia somente nessa nova unidade”, finalizou o secretário Fernando Costa.

O posto fixo na praça da catedral funcionará das 8h às 12h e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Da redação com informações Ascom PMJ