RedeGN - Cicinho de Assis relembra encontro com Luiz Gonzaga e trabalho com Gilberto Gil

Cicinho de Assis relembra encontro com Luiz Gonzaga e trabalho com Gilberto Gil

O forró está no sangue do Nordestino e quem pode falar disso com propriedade é forrozeiro Cicinho de Assis. Com mais de 30 anos no mundo musical, o seu sobe e desce dos palcos, viagens e trajetória artística foram inspirações para a filha, Julie de Assis, de 19 anos.

Assim como o pai, Julie decidiu trilhar o caminho da música. Com uma bela voz, ela interpreta clássicos do forró e canções de trabalho em parceria com o pai. Nesta quinta-feira (24), Cicinho relembrou o primeiro encontro com o rei do baião, Luiz Gonzaga. Já Julie recordou o início da carreira, com 9 anos, quando a mãe chorou na despedida a caminho de um show.

"Eu tinha 9 anos de idade e estava indo cantar com meu pai, indo viajar. Minha mãe, aos prantos, na porta dizendo: 'Não vá, minha filha'." Ela estava preocupada com os perigos, mas sabia que é o que eu gosto de fazer. Então, eu mergulhei por baixo dos braços de minha mãe e fiz: "Mãe é o meu destino". E é isso, hoje eu não parei, continuo a cantar, viajar pelas cidades para shows", conta Julie.

A história musical do pai dela, Cicinho de Assis, também começou cedo. Desde criança ouviu o pai tocar sanfona e aos poucos foi se dedicando ao instrumento. Cicinho também já tocou zabumba e teclado. Aos 16 anos teve o primeiro encontro com Luiz Gonzaga, na sua cidade natal, Senhor do Bonfim, no norte da Bahia.

"Na época que eu tinha 16 anos, conheci Luiz Gonzaga e ele gostava de ser irônico, soltar piadas. Eu me lembro como hoje, todo mundo chegando pra ver Luiz Gonzaga, os sanfoneiros todos da região de Senhor do Bonfim"

"Aí ele deu uma palhinha no camarim pra gente e começou dizendo assim: 'Tamo chegando, tamo chegando'. Ele quis dizer que eram os sanfoneiros que estavam chegando para ver ele. Nunca esqueci disso, do meu primeiro encontro com Luiz Gonzaga. Encontrei com outros também, com Dominguinhos e Sivuca", relembra.

Cicinho, que está em carreira solo desde 2000, já se apresentou ao lado de diversos artistas como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Maria Betânia e Elba Ramalho. Esta última participa da gravação de "Primeiro Beijo", nova música de trabalho de Cicinho e Julie, composta por Ilo Gomes e Val de Salvador.

Julie canta desde os 9 anos, mas ficou conhecida nacionalmente ao participar do The Voice Kids, da TV Globo, em 2016. No mesmo ano, ela participou da gravação do DVD da cantora Ivete Sangalo, que foi técnica dela no programa.

G1 Foto Arquivo