País precisará fazer racionamento para evitar apagões, diz Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-PL), afirmou nesta terça-feira (22/6) que o Brasil terá de passar por um “período educativo” de racionamento de energia para evitar uma “crise maior” e o país não sofrer com apagões.

A declaração ocorreu após Lira participar de evento no Palácio do Planalto. Segundo o presidente da Câmara, a análise foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, com quem se reuniu na semana passada para tratar do assunto.

“O ministro Bento esteve comigo fazendo uma análise do cenário, garantindo que não vamos ter nenhum tipo de apagão, mas vamos ter que ter um período educativo aí de algum racionamento para não ter nenhum tipo de crise maior”, declarou o presidente.

A falta de chuvas tem causado desabastecimento dos reservatórios das hidrelétricas. Para se ter dimensão da escassez de água nas bacias das usinas, um quarto dos reservatórios das hidrelétricas está com nível abaixo de 30%. Dez dos 39 reservatórios estão no limite da reserva.

Metrópoles