Apostando nos "arraiás em casa" comércio de Petrolina deve apresentar vendas juninas satisfatórias

Aguardado com muita expectativa, Junho é um dos meses que ativa a memória afetiva dos sertanejos . Mês dos santos Antônio, João e Pedro; das comidas típicas como pamonha e canjica ; das quadrilhas e balões; Junho é, de fato, bastante representativo para a religiosidade e cultura do povo nordestino. Porém, pelo segundo ano consecutivo , devido a Pandemia causada pelo coronavirus; os festejos de rua e os grandes eventos tipicos da época abrem passagem para comemorações mais intimistas e familiares , com número reduzido de pessoas. 

Mas, quem disse que os festejos adaptados não podem ser animados ? É justamente para atender ao público que não abre mão da comidinha junina, de vestir as roupas mais comuns da época e de estar com a família para celebrar a vida; que o comércio de Petrolina está preparado com produtos e serviços que prometem não deixar os festejos juninos passarem em branco. Reforçando , claro, que é indispensável que todos continuem se protegendo , utilizando máscaras, evitando aglomerações e mantendo sempre a higienização das mãos e de ambientes. 

" Estamos satisfeitos com o movimento, a procura tem sido positiva, principalmente com relação aos produtos decorativos , tais como balões, chapéus enfeitados , miniaturas, toalhas com estamparia xadrez. Acreditamos que as vendas este ano serão semelhantes ou até melhores do que as de 2020", enfatiza a empresária Virlania Nobre, da Casa Nobre da Travessa Gregório Ramos. 

Para ela, a experiência vivenciada no primeiro ano da Pandemia , serviu como parâmetro para as ações desenvolvidas este ano. "Investimos forte nas redes sociais, que deixaram de ser apenas um canal de informação dos produtos, e ganharam importância para as vendas . Reforçamos essa interação com o cliente, que de casa pode escolher o produto e fazer a solicitação via rede social ou Whatsapp, bem como escolher a melhor forma de pagamento ", pontua Virlania.

O mesmo otimismo também é compartilhado pelo empresário e conselheiro da Associação de Lojistas do River Shopping, Fábio Lisandro de Lima. Ele acredita que as vendas do período poderão ser surpreendentes . " Mesmo com tantos desafios, ainda com todos os efeitos da Pandemia , inflação , enfim, a gente projeta vendas entre 80 e 90% do que foram em 2019". 

Espaço de vendas de vários produtos que dão vida a Gastronomia junina, os supermercados também estão com boas perspectivas. No Regente, por exemplo , espera-se um acréscimo de vendas dos produtos típicos. "Esperamos um incremento em torno de 12% com relação ao ano passado. Para isso, estamos reforçando a decoração da loja e investimos nos produtos da padaria ", enfatiza a administradora Erica Street Coelho. 

Para o presidente do SINDILOJAS PETROLINA, Joaquim de Castro, esse otimismo mostra como o varejo local tem suas peculiaridades . "Apesar de todos os desafios ocasionados pela Pandemia, a gente percebe claramente uma reação do mercado, que se agarra a novas estratégias de vendas, a readequação de espaços e serviços, utilização do e-commerce e delivery; para expandir vendas e atender as demandas. Além disso, mesmo com todas as medidas sanitárias vigentes , as pessoas desejam manter vivas as tradições juninas, mesmo que no ambiente restrito de suas residências. Por isso mesmo , essa projeção otimista de comercialização, neste período que é tão forte e especial para o nordestino" . 

 *ARRAIÁ* *NA* *CAIXA* 
Pamonha, bolo de milho, bolo de macaxeira, pé de moleque, quentão, pipoca, mugunzá, canjica , amendoim torrado : uma festa junina autêntica sempre conta com algum destes produtos. E já que a ordem é ficar em casa e evitar aglomerações , uma boa saída pode ser o Arraiá na Caixa. 

"Começamos com essa iniciativa ano passado e foi um modelo bem aceito. São três tamanhos de caixas , que vão para a mesa do cliente com produtos como arroz doce, tapioca , maçã do amor , canjica dentre outros. Buscamos levar não somente a culinária junina mas, sobretudo , uma caixa cheia de memória afetiva ", enfatiza a administradora e proprietária do Minicakes Atelier , Marileide Nascimento. 

A empreendedora explica que que as caixas variam entre R$120 e R$ 150. Além delas , têm muita saída nesse período, os kits para empresas. "Ano passado realizamos esta experiência e foi muito positiva. Os produtos juninos são colocados em sacolas menores e o investimento é bem acessível. Sem dúvida, uma excelente opção para o empresário que, neste tempo atual não pode fazer o arraiá da empresa, mas pretende agradar seus colaboradores de alguma forma ", explica .
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Ascom Sindlojas