Seis meses: vacinação contra Covid tem ritmo lento, reclamam juazeirenses

A vacinação contra o coronavírus teve início em Juazeiro, no dia 19 de janeiro, quando a técnica em enfermagem Luzinete Isaura dos Santos, recebeu a primeira dose simbolizando a esperança de todos os cidadãos de serem imunizados.

Em Petrolina existe uma boa adesão dos grupos preconizados para imunização, o município já aplicou 111.031 doses da vacina contra o novo coronavírus. E a comparação com Juazeiro tem sido o assuntos nas redes sociais.

No próximo domingo, 19, completa seis meses desde o início da vacinação e os juazeirenses reclamam da lentidão do Plano de Imunização. O balconista Edvaldo Silva diz que "avalia lento o ritmo da vacinação no município apesar dos esforços da equipe".

A dona de casa Maria de Fátima já tomou as duas doses. "Um sufoco. Vejo filas, gente chegando madrugada no local da vacinação e ainda avalio que as autoridades deveriam proporcionar mais informações aos cidadãos",

Segundo a Secretaria de Saúde de Juazeiro, 46.255 pessoas já receberam a primeira dose em Juazeiro. A segunda dose 19.037 pessoas já foram vacinadas. A Secretaria informa ainda que o município fez o planejamento de vacinação, de acordo com as doses que são enviadas pelo Governo do Estado da Bahia. Assim que as doses chegam (já destinadas a determinados públicos), o município operacionaliza essa vacinação.

“O ritmo está péssimo em alguns estados e municipios. Teríamos que estar vacinando 1 milhão de pessoas por dia”, avalia a enfermeira e epidemiologista Ethel Maciel, que integrou o grupo de pesquisadores que participou das discussões iniciais de formulação do plano nacional de imunização

No mês de abril uma Pesquisa divulgada pela Datafolha aponta que 76% dos brasileiros consideram que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil segue em ritmo mais lento do que deveria, enquanto apenas 6% avaliam que as vacinas estão sendo aplicadas de forma mais rápida que o devido. Para outros 18% dos entrevistados, o processo de imunização da população ocorre em velocidade adequada.

O instituto de pesquisa também perguntou quanto tempo os entrevistados acham que demorará para que todos os brasileiros maiores de 18 anos recebam a vacina contra a Covid-19.

Para 43%, a vacinação total da população deve acontecer somente entre seis meses e um ano. Outros 26% dos entrevistados acreditam que o processo vai demorar entre um e dois anos, enquanto 10% acham que demorará mais que dois anos e o mesmo percentual considera que em seis meses todos os adultos com mais de 18 anos estarão imunizados no país. 11% não souberam responder à pergunta.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais e para menos, e foi realizada por telefone com 2.023 pessoas de todos os estados do país entre os dias 15 e 16 de março.

No mês de maio, a reportagem da RedeGN, flagrou moradores madrugando para garantir a vacina contra Covid-19 em Juazeiro, Bahia. A reportagem GN fotografou várias pessoas formando uma fila já na madrugada, na entrada da  na Univasf-Universidade Federal do Vale do São Francisco. As pessoas madrugam para garantir a vacinação contra a Covid-19.

Redação redeGN Fotos Ney Vital