RedeGN - Projeto de Lei de César Durando institui o Dia Municipal do Rádio em Petrolina

Projeto de Lei de César Durando institui o Dia Municipal do Rádio em Petrolina

O Vereador César Durando (DEM) teve o Projeto de Lei núm. 073/2021 – 08/04/2021, aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Petrolina, na manhã desta terça-feira (04 de abril), que institui o Dia Municipal do Rádio no Município Sertanejo.

Com aprovação da Casa de Leis petrolinense, o Dia Municipal do Rádio, será comemorado anualmente no dia 6 de abril, data em que se comemora o Dia Estadual do Rádio.

A data escolhida é uma homenagem a Rádio Clube de Pernambuco, a primeira emissora de rádio no Brasil, surgida no dia 06 de abril de 1919.

De acordo com César Durando - as primeiras transmissões de rádio no Brasil, foi em Pernambuco, em 1919, pela Rádio Clube, existia uma polêmica em torno do assunto: se foi no Rio de Janeiro se foi em Pernambuco, e pelos estudos já reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado (ALEPE), consta que as primeiras transmissões de rádio no Brasil foi pela Rádio Clube de Pernambuco.

"E hoje nós temos uma história forte do rádio em Petrolina. Com a Grande Rio AM, 40 anos, com a emissora rural, 60 anos em Petrolina, a Grande Rio FM, Petrolina FM, Ponte FM, a Rádio Jornal do Comércio e tantas outras rádios que ajudam no progresso da nossa cidade", enfatizou.

Em consonância com o projeto à Câmara Municipal, poderá criar uma comenda em homenagem aos pioneiros na história do rádio em Petrolina, que deverá ser entregue quando das comemorações, para prestar as seguintes homenagens:

I - profissionais do rádio, in memorian;

II - profissionais do rádio, que se destacam nas diversas áreas de atuação;

III - emissora de rádio, que mais se destaca na sua programação.

Sancionada pelo prefeito Miguel Coelho (MDB), a lei entra em vigor na data de sua publicação.

Ascom