Projeto “Anatomia da Canção” analisa música de Belchior no dia em que sua morte completa quatro anos

No dia em que a morte do inesquecível cantor Belchior completa quatro anos, o Porto Iracema das Artes promove evento para homenageá-lo. Estamos falando do projeto “Anatomia da Canção”, que reunirá três especialistas para comentar e analisar a obra do sobralense a partir da música “Alucinação”, canção do célebre disco de mesmo nome lançado em 1976 pelo artista.

O encontro no dia 30 de abril, a partir das 17h30, será transmitido ao vivo pelo YouTube da Escola e terá mediação de Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes. Para comentar as canções, convidamos a pesquisadora Josy Teixeira, com mestrado e doutorado sobre Belchior, o músico e escritor Léo Mackellene e Nirton Venâncio, poeta, roteirista e diretor de cinema.

O projeto “Anatomia” já aconteceu no Porto Iracema em outras áreas, como Cinema, Dança e Teatro. Agora, é a vez do Laboratório de Música ganhar uma edição. De acordo com Mona Gadelha, não teria mês mais conveniente para o evento, já que abril é marcado pela perda do grande artista cearense. “A gente pensou em mais uma vez homenagear o Belchior. Lembrar dele é preservar sua memória, chamar atenção sempre para a importância da sua poética na música do Ceará”, comenta a coordenadora.

Belchior é um dos artistas brasileiros que conseguiu ganhar o mundo e hoje é cultuado e admirado por diversos outros profissionais da música. Não seria diferente para o Porto Iracema, que desde 2013 é uma escola catalisadora da Arte no Ceará. Nas palavras de Mona, o “Anatomia” é um momento para redescobrir novas nuances e possibilidades de estudos nas canções do artista.

“Isso acontece com grandes mestres. Com certeza com Gilmar de Carvalho também será assim. Quando perdemos uma pessoa que é referência de genialidade, nós ficamos com esse presente que é rever sua obra e dividir nossos pensamentos/sentimentos sobre sua obra. É uma forma de celebrarmos a obra do Belchior”, complementa Gadelha, fazendo referência à partida do professor e pesquisador Gilmar de Carvalho, ocorrida no último sábado (17).
 

Porto Iracema