RedeGN - Univasf completa 1 ano administrada sem reitores eleitos democraticamente pelo voto

Univasf completa 1 ano administrada sem reitores eleitos democraticamente pelo voto

Cerca de 20 instituições federais de ensino entre universidades, institutos e centros federais estão sob intervenção no país. O presidente da República, Jair Bolsonaro, por meio do Ministério da Educação (MEC), tem indicado, desde que tomou posse, interventores para as reitorias das instituições, seja pela indicação de nomes que não estavam em primeiro na lista tríplice, ou pela indicação, de nomes que não participaram do processo de escolha nas instituições. 

Nesta quarta-feira (14) completa 1 ano que a UNIVASF-Universidade Federal do Vale do São Francisco é admnistrada através de intervenção. Para alertar a sociedade, circula nas redes sociais uma campanha “Reitor/a eleito/a é reitor/a empossado” que traz materiais gráficos e entrevistas sobre a situação antidemocrática vivida nas instituições e a importância da luta pela autonomia universitária.

Confira abaixo texto que busca esclarecer a atual situação da Univasf.

*Intervenção na UNIVASF:* _1º Ano, Celebrar o Que??_

Há um ano tomava posse um reitor pro tempore na Univasf. Sua nomeação em abril do ano passado não levou em conta a posição da comunidade acadêmica, a experiência e a capacidade de gestão, mas a indicação de um parlamentar de pouca atuação na região de abrangência da instituição e de um ex Ministro da Educação que não deixa qualquer saudade aos que defendem a *universidade pública brasileira*, que deve ser: _"democrática, inclusiva e de qualidade."_ O resultado desta INTERVENÇÃO política era esperado. Após um ano, não temos nada a comemorar. Falta de liderança, um arranjo institucional desastroso e dificuldade de diálogo com a comunidade acadêmica, principalmente, com o Conselho Universitário - *CONUNI*. Tudo isso nos coloca em posição de uma instituição *fragilizada* e *sem rumo*.

*Quanto tempo ainda esta situação irá durar?*
*Quanto tempo vamos suportar?*

*_Movimento em Defesa da Posse do Reitor Eleito da UNIVASF_*

"UM ANO DE INTERVENÇÃO: PERDEU A *UNIVASF*, PERDEU VOCÊ"

Por uma *_"Universidade Pública, Democrática e Inclusiva"_*
 

Redação redeGN