APA Petrolina ascende de categoria e torna-se filiada primária no Comitê Brasileiro de Clubes

Com o parecer, a APA deixa de ser entidade vinculada e torna-se filiada primária. Com isso, está apta a participar dos campeonatos brasileiros realizados em parceria com a entidade e dos editais para aquisição de material e equipamentos esportivos 

Após solicitação de análise técnica operativa da APA ao Comitê Brasileiro de Clubes - CBC pleiteando mudança de categoria de vinculado para filiado, o CBC emitiu parecer técnico aprovando a ascensão da APAPETROLINA para a categoria de clube filiado. Apenas clubes com elevado profissionalismo administrativo e comprovada capacidade técnica de formação podem tornar-se filiado ao COMITÊ BRASILEIRO DE CLUBES.

*Em seu parecer, o CBC conclui dizendo: *

A APA Petrolina possui à sua disposição corpo técnico, instalações, equipamentos e materiais necessários para o desenvolvimento esportivo, portanto, o que leva à conclusão de que é detentora de capacidade técnica para a formação de atletas, vindo ao encontro do objetivo do Programa de Formação de Atletas do CBC;

Em face de todo o exposto, pelo qual se comprova o cumprimento de todos os requisitos previstos no Regulamento de Integração, conclui-se que a Associação Petrolinense de Atletismo - APA demonstra, neste momento, possuir capacidade técnica e operacional para atuação no contexto do Programa de Formação de Atletas do CBC, razão pela qual sugere-se que seja ascendida à categoria de filiada primária ao CBC.

Para o presidente da APA Domingos Rodrigues "Essa mudança de categoria representa uma importante conquista para APA e para os atletas de nossa região das mais diversas modalidades esportivas. Além do mais, com essa filiação, o clube poderá ampliar sua atuação atendendo e beneficiando outras modalidades esportivas, como também estruturar seu patrimônio pleiteando material e equipamentos esportivos para melhorar a formação de nossos atletas da base ao alto rendimento".

O Comitê Brasileiro de Clubes-CBC integra o sistema nacional do desporto e representa o seguimento de clubes, atuando principalmente no fomento e na formação de atletas no Brasil. 

Sobre a APA:

Fundada em 2003, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) começou com o simples objetivo de organizar um grupo de corredores da cidade de Petrolina. Aos poucos, a instituição foi crescendo, atraindo outros participantes e ultrapassando as fronteiras do Sertão de Pernambuco. Pela instituição, já passaram mais de um mil e quinhentas pessoas, entre atletas e paratletas.

No ano de 2016 a APAPETROLINA foi instituída como entidade de utilidade pública municipal pelos relevantes serviços prestados a comunidade local e no ano de 2019 foi premiada com a medalha de honra ao mérito desportivo pelo poder legislativo, no qual reconhece a importância da entidade para o esporte de Petrolina e de toda a região do Vale do São Francisco.

Em 2020, A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) recebeu da Secretaria Nacional Especial do Esporte a certificação das exigências formais contidas nos artigos 18 e 18A da Lei 9.615/1998, conhecida como Lei Pelé. O documento atesta que a instituição cumpre todos critérios de autonomia e viabilidade financeira; gestão democrática, transparência econômica e fiscal e boa governança.

Ascom