Espaço do Leitor: Nova Gestão da Prefeitura Municipal de Juazeiro “patina” na área da saúde

Caro Geraldo,

Estou recorrendo ao seu blog na esperança de que através dele, minha angústia com o Poder Público Municipal de Juazeiro ganhe representatividade, e consequentemente o meu problema que também é problema de muitos cidadãos desta cidade, seja solucionado.

Meu pai é cardiopata e ganhou na justiça o direito de receber da Prefeitura Municipal de Juazeiro, seu kit de medicação mensal, fundamental para a manutenção de sua saúde depois de passar por intervenção cirúrgica de grande porte, e depois de comprovar em juízo a sua condição social para receber tal benefício.

Regularmente no início de cada mês, a família se dirigia à farmácia da Secretaria de Saúde do Município, localizada atualmente no Águas Center, para fazer a retirada das medicações, conforme determinação judicial. Sempre fomos sabedores do grande número de cidadãos que são contemplados por esse benefício em Juazeiro.

Ocorre que desde o início da atual gestão, não temos mais conseguido as medicações em sua totalidade e em tempo hábil. Desde janeiro/2021, temos recebido parcialmente essas medicações, sempre com a promessa de que na próxima sexta, tudo estará disponível, e desde então, as sextas têm se sucedido uma após a outra, sempre com parcialidade e atraso na entrega das medicações que são vitais para a manutenção da vida de meu pai. Temos então, recorrido com muita dificuldade à rede privada com a promessa de que a Prefeitura irá repor as medicações compradas externamente.

Não se trata de politicagem em um assunto tão sério como a vida das pessoas, embora esse tema tenha se tornado clichê para as autoridades. Inclusive, NÃO VOTEI em Paulo Bonfim, mas é fato que em sua gestão essas ações funcionavam como um relógio bem ajustado.

A Secretaria da Saúde tem alegado sofrer com problemas de licitação/logística, mas estamos chegando em abril, e meu pai não tem culpa de ter ocorrido mudanças na Prefeitura para ser penalizado, porque no final das contas, independente das razões, ele é quem não tem recebido suas medicações.

Antes de recorrer ao trabalhoso processo judicial para reclamar sobre obrigações do Município para com seus cidadãos que não têm sido cumpridas, apelo a você e seu blog Geraldo, na expectativa de que a justiça seja feita, sem a necessidade de mais uma vez se judicializar essa questão.

Ricardo Amorim

PS: A Rede GN encaminhou o relato de Ricardo Amorim a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde que ainda não se manifestou.