Petrolina: Em nota prefeitura esclarece polêmica sobre possível vacinação de alunos de uma faculdade local

Em nota encaminhada à redação da redeGN, a Prefeitura de Petrolina esclareceu polêmica que envolve uma possível imunização de alunos de uma faculdade em Petrolina, nesta quarta-feira, 17.

Um comunicado a faculdade estria convocando alunos e colaboradores que atuam nos Estágio Supervisionados e na Clínica Odontológica e estudantes do curso de Enfermagem e Farmácia para serem vacinados, o que gerou protestos nas redes sociais.

Em nota a prefeitura de Petrolina esclareceu que “muitos grupos são prioritários e reforça que gostaria de ter vacinas suficientes para imunizar todos eles, assim como o restante da população, mas ao mesmo tempo é sabido ser necessário definir prioridades dentro do grupo prioritário”, destacando que devolveu a lista encaminhada pela faculdade para que a “seja refeita contemplando apenas pessoas que fazem atendimento ao público na clínica odontológica”, destacaram.

Confira a nota da prefeitura de Petrolina na íntegra: 

A Prefeitura de Petrolina entende que muitos grupos são prioritários e reforça que gostaria de ter vacinas suficientes para imunizar todos eles, assim como o restante da população, mas ao mesmo tempo é sabido ser necessário definir prioridades dentro do grupo prioritário. 

Dessa forma, devolvemos a lista para a direção da instituição solicitando para que a lista seja refeita contemplando apenas pessoas que fazem atendimento ao público na clínica odontológica. 

Vale ressaltar que os trabalhadores da Saúde continuam sendo vacinados, porém, neste momento a população idosa também precisa ser ampla e rapidamente vacinada por apresentar grande suscetibilidade à face grave da Covid-19, podendo vir a óbito.

A prefeitura já vacinou mais de 7 mil profissionais da saúde, uma prova real do compromisso com quem está atuando para salvar vidas. E já aplicou mais de 19 mil doses na população, com prioridade máxima para os idosos, público mais frágil ao coronavírus. À medida que mais vacinas chegarem, a Prefeitura irá expandir sua atuação e beneficiar mais idosos, pessoas com comorbidades, assim como, os profissionais e estudantes da área de saúde.”.

De acordo com o cronograma divulgado pela Prefeitura de Petrolina nesta quarta e quinta-feira serão imunizados os idosos acima de 77 anos, já na sexta e sábado será a vez das pessoas com mais de 76 anos. Para receber a vacina, os idosos precisam levar, obrigatoriamente, um documento com foto, CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência.

Ainda de acordo com o site, durante os quatro dias, as equipes estarão atendendo de 8h às 17h, no Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz, no Alto do Cocar; Igeprev, no Centro; no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no José e Maria; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do João de Deus; Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos, na Cohab Massangano; e no Serviço Social da Indústria (SESI). Idosos acamados receberão a vacina em domicílio. Já para os residentes na zona rural, que não tiverem condições de comparecer aos polos, será feita uma nova programação de vacinação.

Todas as informações sobre a pandemia na cidade estão disponíveis no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Da redação redeGN