RedeGN - Variantes do Coronavírus: Reino Unido busca por viajante que chegou do Brasil com cepa local

Variantes do Coronavírus: Reino Unido busca por viajante que chegou do Brasil com cepa local

Autoridades britânicas de saúde estão tentando localizar um viajante que desembarcou na Inglaterra com a nova variante do coronavírus identificada no Brasil. A linhagem P.1, também conhecida como variante de Manaus, é uma das cepas do Sars-CoV-2 que tem gerado preocupação na comunidade internacional, por tornar o vírus potencialmente mais transmissível.

Ela foi detectada pela primeira vez no Reino Unido neste fim de semana. Foram seis casos diagnosticados — três são de residentes escoceses que voaram do Brasil para Aberdeen via Paris e Londres, e outros dois, também com passagem pelo Brasil, são da mesma família e vivem no distrito inglês de South Gloucestershire. O terceiro caso identificado na Inglaterra é o do "viajante desconhecido".

O passageiro supostamente usou um kit de teste doméstico e não preencheu o formulário de registro com seus dados pessoais. Assim, as autoridades de saúde britânicas estão fazendo um apelo para que qualquer pessoa que não tenha recebido o resultado de um teste feito em 12 ou 13 de fevereiro ou com um cartão de registro de teste incompleto procure os órgãos de saúde.

BBC