RedeGN - Prefeitura de Teixeira de Freitas decide não seguir decreto de restrição de atividades não essenciais do Governo do Estado

Prefeitura de Teixeira de Freitas decide não seguir decreto de restrição de atividades não essenciais do Governo do Estado

A prefeitura de Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia, anunciou que não vai fazer adesão total ao decreto de restrição das atividades não essenciais do Governo do Estado. Com isso, o comércio da cidade não ficará fechado das 17h de sexta até as 5h da segunda (1º), como estabelece o decreto estadual.

A cidade, segundo a prefeitura, vai cumprir apenas o decreto de toque de recolher, que limita as atividades e circulação de pessoas das 20h as 5h. A reportagem da REDEGN tentou contato com a prefeitura de Teixeira de Freitas mas não obteve resposta.

No texto do decreto divulgado no site da Prefeitura diz: 'Que medidas proibitivas de funcionamento do comércio local não é fator preponderante para o aumento da contaminação pelo coronavírus, mas sim a não observância pelos munícipes, dos protocolos de distanciamento e uso de máscaras e álcool/gel.”

Confira decreto Prefeitura de Teixeira de Freitas:

A Prefeitura de Teixeira de Freitas seguirá apenas toque de recolher, não o lockdown. Com a superlotação dos leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 na Bahia, o Governo do Estado ampliou o toque de recolher em 381 cidades da Bahia, inclusive em Teixeira de Freitas. E na tarde desta quinta-feira (26) o governador Rui Costa (PT) anunciou um lockdown, que se iniciaria nesta sexta-feira (26/02) e terminaria na segunda-feira (01/03).

Porém, a Prefeitura de Teixeira de Freitas, embasada de que pode instituir ou deixar de instituir, medidas de restrição no combate à disseminação do coronavírus em seu território, decidiu não aderir ao lockdown, mantendo apenas o toque de recolher que vai de 20h às 5h da manhã, por meio do Decreto Municpal n° 422.2021.

O decreto prevê:

Permitida a celebração de culto nos templos religiosos até as 19h30, garantido o distanciamento e demais medidas estabelecidas nos protocolos de medidas sanitárias em vigor.

Atividades de comércio de rua, bares e restaurantes com atendimento presencial, shopping, galerias de lojas e demais centros comerciais, poderão funcionar até as 20 horas. Os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação e bebida alcoólica, poderão ter seu funcionamento estendido até a meia noite.

O decreto ainda considera: “Que medidas proibitivas de funcionamento do comércio local não é fator preponderante para o aumento da contaminação pelo coronavírus, mas sim a não observância pelos munícipes, dos protocolos de distanciamento e uso de máscaras e álcool/gel”.

 

Fonte: G1 Bahia Foto: Divulgação/Prefeitura de Teixeira de Freitas