Capitania Fluvial de Juazeiro e Corpo de Bombeiros realizam fiscalizações no Rio São Francisco

A Capitania Fluvial de Juazeiro intensificou a “Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma navegação segura”. O objetivo é reduzir o número de acidentes de navegação.  A reportagem da REDEGN neste final em contato com a assessoria de imprensa obteve informações sobre as ações da Capitania Fluvial de Juazeiro.

A Capitania Fluvial de Juazeiro, estará presente nas áreas de maior concentração de embarcações de esporte e recreio até o dia 16 de março de 2021 para orientar e fiscalizar os condutores com relação à habilitação, conferir a regularidade da documentação de registro das embarcações e verificar a existência e validade de itens de segurança e salvatagem, como extintores de incêndio, coletes salva-vidas, boias, luzes de navegação entre outros itens.

Na orla de Juazeiro o 9º Grupamento de Bombeiros Militar  também estava em ação e orientava os banhistas sobre os riscos.

Segundo a Capita Fluvial haverá uso de etilômetros para coibir a navegação sob efeito de bebidas alcoólicas. O foco principal das fiscalizações serão as embarcações de esporte e recreio, como lanchas e motos aquáticas. 

Os dados da Diretoria de Portos e Costas (DPC) mostram que cerca de 70% dos acidentes de navegação no Brasil envolvem estes dois tipos de embarcações nos últimos quatro verões. As Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário e o esclarecimento das normas de segurança da navegação buscam garantir salvaguarda da vida humana, sem deixar de aplicar medidas rígidas contra as irregularidades constatadas.

Ao verificar irregularidades com embarcações, como manobras perigosas, falta de itens de segurança, condutores alcoolizados e problemas com coletes salva-vidas ou na habilitação dos condutores, a CFJ orienta que todo cidadão auxilie na fiscalização do tráfego aquaviário. As denúncias poderão ser encaminhadas para o email [email protected] ou por meio dos telefones (74) 3211-8800 e
99976-5063 (Whatsapp).

A Marinha do Brasil relembra que disponibiliza, ainda, o telefone 185 para emergências náuticas.
Confira algumas importantes recomendações para a Segurança da Navegação:
1) Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo. O timão está em suas mãos!

2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas. Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.

3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios. Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.

4) Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.

5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação. Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes. Cuidem-se!

6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação. Quando existe respeito, a diversão não tem limites.

7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar. Não navegue no “escuro”.8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças. Com precaução, não existe mau tempo.

9) Previna incêndios em sua embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.

10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.

11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação. Navegar é bom, mas mantenha
contato com terra firme.

12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.

13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas!

14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas. Lembre-se – o colete salva-vidas deve ser homologado pela Marinha do Brasil.

15) Não polua mares, rios e lagoas. Lugar de lixo é no lixo.

Redação redeGN Texto e Fotos Ney Vital