RedeGN - Lendas do Sertão do São Francisco serão tema de websérie produzida pela Cia Biruta de Teatro

Lendas do Sertão do São Francisco serão tema de websérie produzida pela Cia Biruta de Teatro

Histórias que permeiam o imaginário de comunidades ribeirinhas do Sertão do Francisco são o mote da websérie “Contando o Rio Opará - Histórias para navegar”, que está sendo produzida pela Cia Biruta de Teatro para o público infantil.

O projeto, aprovado pelo Edital de Criação, Fruição e Difusão (LAB PE), da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, está em fase de pós-produção e tem lançamento previsto para a segunda quinzena de fevereiro, no canal da Biruta no Youtube. 

Em cinco episódios, a produção levará para a tela histórias e personagens que já fazem parte do imaginário local. “Vamos contar lendas como a do Nego D’água, da Serpente da Ilha do Fogo, Mãe d'água e histórias de pescadores que formam um legado do imaginário e da simbologia de nossa ancestralidade indígena e quilombola. Tudo em um formato de contação de histórias”, revela o diretor da websérie, Antonio Veronaldo. 

Cada episódio terá duração de 3 a 5 minutos, e o elenco será formado por atrizes e atores da Cia e do Núcleo Biruta de Teatro, espaço de formação de atores que o grupo mantém desde 2015, no bairro Rio Corrente, periferia de Petrolina.

Segundo a atriz e co-fundadora da Cia Biruta, Cristiane Crispim, a iniciativa visa aproximar as crianças das histórias do seu lugar e, ao mesmo tempo, valorizar essas histórias. “A proposta da websérie é, além de dar às crianças a oportunidade de conhecer histórias locais, que têm relação com os territórios do Sertão do São Francisco, contribuir para a valorização de saberes e resistências do nosso povo”. 

Siga a Cia Biruta de Teatro nas redes sociais 

Instagram: <https://www.instagram.com/ciabiruta/

Facebook: <https://www.facebook.com/ciabirutadeteatro/?epa=SEARCH_BOX

YouTube: < https://www.youtube.com/user/ciabiruta

Ficha Técnica: 

Direção: Antonio Veronaldo 

Textos:  Antonio Veronaldo, Cristiane Crispim e domínio público 

Roteiro: Antonio Veronaldo, Camila Rodrigues e Cristiane Crispim 

Direção de arte: Antonio Veronaldo e Cristiane Crispim  

Elenco: Amanda Martins; Antonio Veronaldo; Camila Rodrigues; Cristiane Crispim; Leticia Rodrigues; Val Nunes; Yasmin Rabelo 

Figurinos: Leticia Rodrigues 

Sonoplastia, efeitos sonoros e mixagem de som: Moesio Belfort 

Iluminação: Amanda Martins 

Produção executiva: Cristiane Crispim 

Comunicação em mídias sociais: Camila Rodrigues e Leticia Rodrigues   

Assessoria de imprensa: Eneida Trindade 

Programação visual/Gravação e edição: Abajur Soluções   

Apoio Cultural: Cultura Inglesa, RIPA – Rede interiorana de produtores, técnicos e artistas de Pernambuco e  Secretaria Executiva de Cultura de Petrolina 

Incentivo: Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco/ Edital Criação, Fruição e Difusão - Lei Aldir Blanc -PE 

Ascom