RedeGN - Em reunião, SEMAURB e SESP alinham melhorias nas ações de podas de árvores em Juazeiro

Em reunião, SEMAURB e SESP alinham melhorias nas ações de podas de árvores em Juazeiro

As equipes técnicas e de gestão da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) reuniram-se com o diretor da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), Charles Leal e toda a sua equipe operacional, com o objetivo de firmar parceria e alinhar melhorias nas atividades de podas no município. A diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre também participou do encontro. 

Uma nova equipe está se formando, mas a ideia é ampliar os serviços por bairros, tendo o acompanhamento técnico da SEMAURB. Durante o treinamento, um dos temas abordados foi a orientação quanto ao correto manejo na hora de podar as árvores, melhorando o aspecto da arborização na cidade.

Para a engenheira florestal Mariana Bezerra, as podas são feitas de forma drástica, ocasionando um aleijamento nas espécies. Ela reforçou a importância do uso correto de ferramentas no trabalho.

"Temos problemas com árvores plantadas de forma indevida, como por exemplo, os nins e os ficos - consideradas invasoras. Elas trazem muitos problemas, já que invadem calçadas e prejudicam a estrutura de imóveis. Então, a intenção dessa parceria é orientar pra fazer as podas de forma certa, também pra gente ter uma manutenção nas árvores que são nativas", explica Mariana. 

Educação ambiental: Outro assunto debatido foi a questão da educação ambiental. Nos cuidados com praças e jardins, a manutenção desses locais - também por parte da população, é vital para deixar a cidade limpa e organizada. 

"Não adianta a prefeitura fazer manutenção, se não tiver o apoio da população. Vamos entrar com uma ação educativa sempre que tiverem esses trabalhos. Fortalecer essa união de secretarias e aumentar a fiscalização nas ações de limpezas dos bairros. Eu fiquei muito feliz porque os secretários enxergam a necessidade de fazerem os serviços juntos", finaliza Mariana.

Ascom PMJ