RedeGN - Presença de animais no parque municipal é tema de encontro entre prefeitura e ONG’s em Petrolina

Presença de animais no parque municipal é tema de encontro entre prefeitura e ONG’s em Petrolina

Um encontro entre a Prefeitura de Petrolina, representantes de organizações de proteção animal e do poder legislativo realizado nesta quinta-feira (21), no Parque Municipal Josepha Coelho, discutiu a presença de animais de rua dentro do equipamento de esporte e lazer da cidade. 

O parque não permite a entrada de animais domésticos conduzidos por seus donos, mas esse controle não é possível, ainda, com cães e gatos que vivem nas ruas e circulam livremente em locais públicos, a exemplo do parque. 

A primeira reunião preestabeleceu, em caráter de urgência, as seguintes ações: castração dos animais que circulam pelo local através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); instalação e abastecimento de comedouros na parte externa do parque por parte da prefeitura e voluntários; campanha de conscientização realizada através do Transforma Petrolina e será direcionada aos frequentadores do parque para que não ofereçam mais alimentos na parte interna do equipamento de esporte e lazer. Nesta sexta-feira (22), está previsto um segundo encontro com o representante do CCZ.

“Já estávamos buscando esse diálogo há algum tempo porque sabemos da importância do trabalho de proteção aos animais na nossa cidade. Infelizmente, as ações que vinham sendo executadas no parque não estavam corretas. Nos últimos meses, percebemos um aumento no número de animais de rua circulando por lá e até mesmo, infelizmente, atacando os frequentadores. O encontro com os representantes de organizações de proteção animal foi muito proveitoso, mas para que essas ações aconteçam de forma efetiva, vamos contar com a compreensão e compromisso de todos”, destacou o secretário executivo de Esportes e coordenador do Parque, Jefferson Correia. 

Adoção responsável - A Prefeitura de Petrolina já realiza, desde 2017, diversas ações e campanhas de posse responsável e combate ao abandono de animais. Existe também a lei municipal (Nº 3.022, de 09 de abril de 2018), que instituiu o ‘Dezembro Verde’ no calendário oficial, tomando como base a reflexão sobre o abandono de animais na cidade de Petrolina, com celebração anual.

Ascom Prefeitura de Petrolina