RedeGN - Núcleo Biruta de Teatro é uma das atrações da 27ª edição do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos 

Núcleo Biruta de Teatro é uma das atrações da 27ª edição do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos 

No dia 22 de janeiro, o Núcleo Biruta de Teatro será uma das atrações da 27ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco (JGE). O grupo de Petrolina (PE) vai apresentar o espetáculo Processo Medusa, às 16h, no canal do Festival no Youtube.

Fruto de uma construção coletiva, o espetáculo de 2016 é chamado de processo por ter um caráter de pesquisa. A peça, construída coletivamente a partir das vivências, estudos e discussões das jovens atrizes do Núcleo, traz uma revisão do mito da Medusa para abordar a luta feminista e o enfrentamento à cultura do estupro, através de discussões sobre corpo mulher e democracia.

"A cada vez que participamos do Janeiro de Grandes Espetáculos temos a oportunidade de mostrar o teatro do interior do Estado e o potencial da nossa região. Agora, isso é ainda mais significativo, porque vamos apresentar o teatro de qualidade que vem ganhando força na periferia de Petrolina", frisa o diretor teatral e co-fundador da Cia Biruta, Antonio Veronaldo, ressaltando que a participação do grupo em mostras estaduais e nacionais contribuem, também, para ampliar o alcance dos espetáculos produzidos na região. 

Para a atriz e também co-fundadora da Cia Biruta, Cristiane Crispim, a participação nessa edição do JGE marca o reconhecimento do grupo enquanto instituição de formação artística. "Participar do JGE com um trabalho construído dentro do nosso projeto de formação artística é muito importante para nós, porque reconhece o nosso lugar de escola de arte e reafirma a importância de um projeto independente de um grupo do interior do estado que atua na periferia e que não abre mão da troca com as suas comunidades. Isso é muito simbólico e estamos felizes em compor essa programação". 

O FESTIVAL: Realizado pela Associação de Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), sob direção geral do produtor cultural Paulo de Castro, em 2021, a 27º temporada consecutiva do Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco vai virar "JGE Conecta". Atendendo às normas sanitárias, esse ano o maior festival artístico de Pernambuco acontece em formato híbrido (virtual e presencial) até o dia 27 de janeiro. A programação completa pode ser consultada na página do evento: www.janeirodegrandesespetaculos.com. 

A apresentação do Núcleo Biruta, grupo de experimentação cênica criado e orientado pela Cia Biruta, integra a mostra "JGE Conecta Escolas Independentes de Teatro, Dança e Circo". Uma iniciativa do festival para reconhecer a importância das instituições que são, atualmente, as principais formadoras de novos artistas e públicos em Pernambuco. Com exibição online e acesso gratuito, a mostra convida os espectadores para, além de prestigiar o trabalho dessas escolas, colaborar com uma vaquinha online que terá toda a verba arrecadada dividida entre as dez instituições participantes do festival. Durante a exibição dos espetáculos um QR Code ficará disponível na tela para a doação. 

Serviço  Quando: 22 de janeiro, às 16h  Onde: Canal do festival no Youtube @festivaljge  Classificação: 12 anos  Duração: 50 minutos  Acesso Gratuito.

Ascom