RedeGN - Por conta da pandemia do coronavírus, Festa do Bonfim este ano não tem público

Por conta da pandemia do coronavírus, Festa do Bonfim este ano não tem público

Em 2021 por conta da pandemia do coronavírus a tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador, acontece de modo diferente. Nas redes sociais, o governador Rui Costa se manifestou:

"Quem tem fé fica em casa! Uma hora dessas eu já estaria na Igreja da Conceição da Praia, me preparando para caminhar até a Colina Sagrada, na Lavagem do Bonfim... Por causa da pandemia, na festa deste ano, quem tem fé fica em casa e vai apenas em pensamento! Agradeço ao Senhor do Bonfim pela saúde, pela família, pelo trabalho. Rogo a ele que continue abençoando a todos os baianos e baianas, ainda mais neste momento difícil que estamos vivendo por causa da pandemia. Vamos ter fé e fazer a nossa parte para que possamos estar juntos em breve, nesta linda e tradicional manifestação da nossa cultura e do sincretismo religioso. Que Deus nos abençoe!"

Rui Costa, governador da Bahia

A prefeitura de Salvador decidiu adotar medidas para garantir que não haja aglomerações nesta quinta-feira. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com apoio da Polícia Militar, que atuará de forma ostensiva na Cidade Baixa, durante a festa simbólica do Bonfim.

A gestão informou que os bares e restaurantes que estão localizados no trajeto do cortejo da imagem, que este ano não terá público, estão proibidos de realizar atividade sonora e aglomerações. Os clubes de práticas esportivas, a exemplo dos de corrida, também não podem realizar nenhum tipo de atividade na região.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) não interditará as vias por onde passará a imagem do Senhor do Bonfim. No entanto, os acessos à Colina Sagrada estarão bloqueados logo nas primeiras horas na manhã. Apenas veículos oficiais ou de imprensa terão acesso ao local.

Ainda por conta do bloqueio, durante toda a quinta-feira estará proibido o estacionamento nas vagas Zona Azul que ficam na Colina Sagrada, na Ladeira do Bonfim, no Largo do Bonfim, na Baixa do Bonfim e na Rua Teodósio Rodrigues de Faria. Cerca de 40 agentes de trânsito em 15 viaturas e dez motocicletas estarão atuando nesta operação especial, que também envolve o acompanhamento do carro que levará a imagem da Vitória ao Bonfim.

Com informações da Secom Bahia e BN