RedeGN - Chuvas com raios e trovões continuam atingindo o Sertão 

Chuvas com raios e trovões continuam atingindo o Sertão 

Fortes chuvas acompanhadas de raios, trovões e relâmpagos continuam atingindo Juazeiro, Petrolina, e outras cidades sertanejas. Apesar de assustar os raios são considerados normais neste período do ano. Meteorologistas dizem que essa chuva no Sertão é a chamada trovoada de verão e que é comum nessa época do ano.

"Choveu em boa parte do Sertão durante à tarde e madrugada. É uma chuva forte e rápida. Mas logo a água baixa e tudo volta ao normal", disse a meteorologista da Apac na manhã desta quarta-feira, 13.  

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), entre os meses de janeiro e março, praticamente todas as chuvas ocorridas no Sertão são acompanhadas de raios.

O principal sistema meteorológico que provoca a chuva sobre a Região Nordeste do Brasil durante o verão é a Zona de Convergência Intertropical ( ZCIT). A posição da ZCIT depende da temperatura da água do mar no Atlântico Norte e também no Atlântico Sul, próximo da costa do Nordeste. A temperatura acima da média na costa norte do Nordeste colabora para manter a atividade chuvosa da ZCIT sobre a Região. As informações são da Apac. 

Redação redeGN Foto Emerson Henrique