RedeGN - Lagoa Grande: Agricultores associados a Coopemvale receberam curso em Apicultura

Lagoa Grande: Agricultores associados a Coopemvale receberam curso em Apicultura

Terminou nesta quinta-feira, 03, o curso em Apicultura realizado pela COOPEMVALE (Cooperativa Mista de Profissionais, Produtores e Empreendedores da Agricultura Familiar do Submédio do São Francisco PE/BA) em parceria com o SENAR, CODEVASF, Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Prefeitura de Lagoa Grande e do vereador Fernando Angelim.

O início foi no domingo, 8h, na Enoteca em Vermelhos. A Apicultura é uma atividade altamente lucrativa, com grande valor nutricional agregado ao passo que contribui para o meio ambiente e favorece o aumento da produção nas lavouras. As abelhas são os melhores veículos de polinização.

Além de aprenderem a arte da apicultura, a chegada das abelhas ao Brasil, os alunos participaram de criação e manejo de apiários, noções de beneficiamento, extração do mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha e compreenderam a importância da apicultura e dos diferentes tipos de abelhas. "O curso de Formação Profissional Rural tem valor médio de mercado de R$ 2.000 por aluno, graças às parcerias da COOPEMVALE, não tiveram nenhum custo e ainda receberam café da manhã e almoço. O Certificado Profissional SENAR, com carga horária 40hs e, é válido inclusive para fins de contagem de dias trabalhados para efeitos de aposentadoria. Parabéns à Coopemvale, aos parceiros e alunos por esta realização. Foi muito bom trocar experiências com vocês", relatou o educador Antônio Júnior.

"Nosso objetivo, através das parcerias SENAR, CODEVASF, Sindicato e Prefeitura, a quem muito agradecemos é, fortalecer o cooperativismo trazendo profissionalização para o segmento, através de uma gestão que nasce na sala de aula, ensinando o fazer teórico e prático, estende até as lavouras, chegando à linha de produção, com a implantação da Casa do Mel, nosso sonho. Daí estruturamos as estratégias de comercialização e distribuição dos produtos derivados pra chegar às mãos do consumidor", defendeu Sérgio Martins, presidente da Cooperativa.

Parceria com a CODEVASF garantirá Kits de produção, extração, colmeias e a Casa do Mel

No dia 03 de novembro, a Coopemvale protocolou ofícios na CODEVASF – Unidade Sertão São Francisco, solicitando Kits de produção, extração, colmeias e a Casa do Mel, que servirá para todas as comunidades envolvidas na apicultura da região do Vale do São Francisco. O primeiro passo em transformar pequenos agricultores em Apicultores foi dado com objetivo de gerar renda para as suas famílias. O próximo passo será fazer a DAP Individual (Declaração Aptidão ao PRONAF) para acesso às linhas de crédito para a formação de apiários, multiplicação e monitoramento das colmeias e colheita do mel. O beneficiamento profissional por centrifugação, decantação e envase em escala acontecerá com a instalação dos equipamentos da Casa do Mel.

Ascom Lagoa Grande