Sesab contesta informação de ocupação dos 100% dos leitos de UTI Covid-19 em Juazeiro (BA)

Nesta terça-feira (24) o jornal Correio da Bahia divulgou que seis cidades baianas estavam com praticamente 100% de ocupação nos leitos de UTI, e colocou entre elas, Juazeiro, no Norte do Estado.

"Sem vagas para doentes com covid-19. É assim que se encontram alguns hospitais do estado, localizados no interior baiano. Várias cidades atingiram ou estão beirando aos 100% da ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Os hospitais de Base, em Itabuna, o Regional de Juazeiro e o São Pedro, de Remanso, estavam com 100% dos leitos ocupados até às 12h de segunda (23)" informava de forma equivocada o noticioso da capital.

A Central Integrada de Comando e Controle da Saúde da Secretaria de Saúde da Bahia encaminhou nota contestando a infrmação. Confira:

A informação não procede de que 100% dos leitos de UTI Covid-19 no Hospital Regional de Juazeiro estejam ocupados. A taxa de ocupação de leitos, bem como outras informações sobre o coronavírus, estão disponíveis para acesso público no site https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Em Juazeiro, a única unidade com leitos UTI Covid-19 é o Hospital Regional, que hoje possui taxa de ocupação de 56%, conforme pode ser observada em anexo e no site.

É fundamental o apoio da imprensa para explicar a população que a saúde atua de modo integrado e, nesse sentido, Juazeiro não é vista individualmente. O Governo do Estado não permitirá o colapso do sistema de saúde, no entanto, é fundamental que a população colabora para reduzir os índices de infecção e, consequentemente, as taxas de internação.

A região Norte possui 108 leitos ativos exclusivos para pacientes com o diagnóstico de coronavírus.

Da redação