Previsões indicam instabilidade, chuvas e baixa umidade do ar em Juazeiro e Petrolina neste feriado (2)

De acordo com previsões do Instituto Climatempo uma frente fria avança sobre a costa leste do estado da Bahia e massa de ar de origem polar ganha força sobre várias regiões do país e essa frente fria estimula a formação de nuvens carregadas também no interior da Bahia.

Nesta segunda-feira vai aumentar a instabilidade sobre todo o estado e também sobre Sergipe, Alagoas, interior de Pernambuco, além do sul do Piauí, estendendo pelo centro-sul do Pará e nordeste de Mato Grosso. Nestas áreas, a previsão é de chuva a qualquer hora do dia.

As previsões alertam para risco de temporais em toda a Bahia e em algumas regiões do estado tem possibilidade de chuvas volumosas e também risco de queda de granizo. 

Nesta madrugada as previsões se concretizaram e caiu uma chuva bem intensa em Juazeiro e Petrolina. As previsões apontam para chuvas que ao final do dia podem chegar a cerca de 30mm.

De acordo com o Climatempo a umidade do ar em Juazeiro e Petrolina deve ficar baixa a partir do meio dia, chegando a 44% entre as 16h e as 18h, período com maiores riscos para a saúde.

A unidade baixa pode provocar sintomas como pele, olhos, nariz e gargantas secos, cabelos “indisciplinados” e algumas outras indisposições, sem contar com os riscos de incêndios.

De acordo com a OMS, a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80%, por isso quando o nível fica abaixo disso alguns cuidados devem ser tomados. Entre 20% e 30% as regiões entram em estado de atenção.

Da redação redeGN