RedeGN - Meteoro luminoso é visto em Curaçá e Paulo Afonso: 'Como uma bola de fogo cruzando o céu', diz astrônomo

Meteoro luminoso é visto em Curaçá e Paulo Afonso: 'Como uma bola de fogo cruzando o céu', diz astrônomo

Um meteoro luminoso atingiu a atmosfera da Terra e foi notado nas cidades de Curaçá e Paulo Afonso, ambas no norte da Bahia. Segundo informações de Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o fenômeno aconteceu na noite de ontem segunda-feira (19).

Além da Bahia, o meteoro foi visto em cidades de Sergipe, Paraíba, Ceará e Pernambuco.

"A gente chama de fireball, é um meteoro luminoso e é basicamente quando um fragmento de rocha espacial um pouco maior atinge a atmosfera da terra. Geralmente, temos meteoros formados por fragmentos do tamanho de um grão de areia, de feijão e esse aí parece ser um pouco maior. Por ser maior, tem mais energia e ele acaba gerando um meteoro mais luminoso e as pessoas veem como uma bola de fogo cruzando o céu", explicou.

Segundo Zurita, o fenômeno com meteoro é esporádico e, nesse caso, não causa riscos a ninguém.

"Ele foi completamente consumido durante a passagem atmosférica, ficou desintegrado mesmo", contou.

Marcelo Zurita explicou, ainda, que o meteoro registrado nas cidades baianas não pertence a nenhuma chuva específica, mas conta que há uma chuva de meteoros ativa aqui no Brasil.

"No momento, temos a Oriónidas, que é formada por fragmentos do cometa Halley. Aquela trilha de poeira que o cometa deixa em órbita do sol nas passagens anteriores dele. E quando a Terra atravessa essa trilha de poeira, alguns fragmentos minúsculos provocam os meteoros que a gente vê, mas não foi o caso de ontem, que não tem associação com a essa chuva", disse Marcelo Zurita.
 

G1 Bahia Foto: Reprodução Youtube