Programa eleitoral de rádio, em juazeiro, começou com apenas uma coligação

Começou em todo o Brasil, nesta manhã de sexta-feira, 09 de outubro, a programação eleitoral obrigatória para o rádio, conforme calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral para as eleições 2020.

A propaganda em bloco, em dois horários, de segunda a sábado, será veiculada das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. 

Além do horário eleitoral gratuito, há a reserva de 70 minutos diários, inclusive aos domingos, para a propaganda de candidatos em inserções de 30 e 60 segundos durante a programação, sendo 60% do tempo diário (42 minutos) para os candidatos ao cargo de prefeito e 40% (28 minutos) para os candidatos ao cargo de vereador, conforme determinado pela Lei nº 9.504/1997, artigo 51, caput.

As inserções podem ocorrer das 5h à 0h, conforme as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A divisão do tempo para cada partido em 2020 é feita com base em um cálculo da representação da sigla no Congresso Nacional, prevista na Resolução do TSE no 23.610/2019. Do total, 10% são divididos igualmente entre os partidos e coligações e 90% são divididos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados. No caso de coligação, leva-se em conta o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos.

Em Juazeiro, nesta manhã, somente a Coligação Pra Juazeiro Seguir em Frente, do candidato Paulo Bomfim (PT) foi ao ar.  De acordo com a emissora geradora do sinal, a rádio Cidade, apenas uma coligação cumpriu o prazo determinado pela Justiça Eleitoral para entrega do material, sempre às 18h do dia anterior.

O programa que será levado ao ar ao meio dia já terá os programas da Candidata Suzana Ramos (PSDB), Coronel Anselmo (DEM) e Raffani Souza (Republicanos), além do programa do candidato Paulo Bomfim (PT), único exibido nesta manhã. Psol e Avante não cumpriram os prazos, de acordo com a geradora.

A redeGN está mantendo contato com as assessorias das coligações para saber os motivos da ausência de propaganda das suas candidaturas no primeiro programa gerado nesta manhã de sexta-feira (9).

Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

redeGN