RedeGN - Paulo Afonso: I Seminário Potências do Diálogo está com inscrições abertas

Paulo Afonso: I Seminário Potências do Diálogo está com inscrições abertas

Com o tema "Rotas entre Educação e Cuidado em tempos de Pandemia", a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá nos dias 10, 17 e 24 de outubro o I Seminário Potências do Diálogo.

O evento será realizado virtualmente pelo Laboratório de Estudos e Práticas em Pesquisa-Formação (Leppf), vinculado ao Colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso (BA), com o apoio do Núcleo de Estudos Educação e a Gestão do Cuidado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a Comunidade Reinventando a Educação (CORE).

A iniciativa visa promover reflexões sobre o poder do diálogo na vida dos indivíduos, com discussões sobre os âmbitos da educação, saúde e cuidado, considerando o atual contexto de pandemia. As inscrições são gratuitas e estão abertas.

Os interessados poderão realizar inscrição até o primeiro dia do evento, através da plataforma Sympla. Além da inscrição geral, os participantes poderão escolher oficinas que desejam participar. Para as oficinas, há o limite de 20 vagas e as inscrições devem ser feitas até o dia 9 de outubro. A transmissão do evento acontecerá via Google Meet e os inscritos receberão os links de acesso à programação por e-mail.

A programação conta com 11 oficinas sobre temáticas como “Comunicação Não-Violenta (CNV)”, “Desafios e ações antirracistas em tempos de pandemia: reinventar a escola”, “Epistemologia da prática: o professor reflexivo e a pesquisa colaborativa”, entre outras. Além disso, serão promovidas  quatro rodas de conversa, relacionadas aos temas centrais de cada dia de evento, sendo eles “Diálogos sobre o cuidado”, “Rupturas do pensar para o agir” e “Rodas de pesquisa em educação”. Haverá, ainda, o lançamento do e-book “Educação em tempos de Pandemia: registros polissêmicos do visível e invisível”, fruto da parceria entre o Leppf e o Núcleo de Estudos Educação e a Gestão do Cuidado.

A docente do Colegiado de Medicina da Univasf, Campus Paulo Afonso (BA), Fernanda Novaes, integrante da organização do evento, destaca que o seminário irá oferecer um espaço para reflexões sobre uma comunicação mais acolhedora e o impacto positivo disso em diferentes âmbitos. “A importância do evento consiste em possibilitar pensarmos sobre a potência do diálogo por meio da generosidade, do acolhimento e do cuidado humano, conectando Saúde e Educação, além de dar ênfase ao ato afetivo de educar, formar e cuidar, reduzindo rivalidades para uma cultura de paz”, afirma.

O evento surgiu a partir da união do Leppf, o Núcleo de Estudos Educação e a Gestão do Cuidado da UFRGS e o CORE, grupos de estudos com interesse na pesquisa sobre formação, educação e cuidado humano que passaram a realizar reuniões online durante a pandemia. Deste encontro, surgiu a ideia de um evento em conjunto e a elaboração de um livro digital, que será lançado na ocasião. Mais informações podem ser encontradas no Instagram do laboratório.

Ascom Univasf